Lucros do BBVA caem 12,6% para 1.005 milhões - TVI

Lucros do BBVA caem 12,6% para 1.005 milhões

Euro

Resultados são relativos ao primeiro trimestre deste ano

Relacionados
Os lucros líquidos do BBVA atingiram os 1.005 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, menos 12,6 por cento que em igual período de 2011, segundo informou a entidade à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV) espanhola.

Segundo o banco espanhol a geração orgânica de capital permitiu cumprir antes do previsto as recomendações da Autoridade Bancária Europeia (EBA) e alcançar um core capital de 9 por cento, «sem vender ativos estratégicos ou aceitar ajudas públicas».

Por concluir está ainda o processo de dotações e provisões exigido pelo Governo espanhol para sanear a carteira imobiliária o que, no caso do BBVA, representa 1.500 milhões de euros que serão destinados «nos próximos trimestres», segundo fontes da entidade.

No que toca ao comportamento bancário no primeiro trimestre, o BBVA registou uma taxa de crédito malparado (definida em Espanha como morosidade) de 4 por cento, ligeiramente inferior aos 4,1 por cento registados em igual período de 2011.

A diversificação geográfica e o papel dos países emergentes fez-se sentir nos resultados trimestrais, compensando a queda de 52,2 por cento nos lucros em Espanha (de 229 milhões de euros).

A carteira de créditos aumentou 3,4 por cento para 358.507 milhões de euros, tendo os depósitos caído 1,8 por cento para 278.445 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados