Makro recebeu propostas de rescisão em linha com esperado - TVI

Makro recebeu propostas de rescisão em linha com esperado

António Pinheiro, Makro

Empresa muito satisfeita e diz que algumas candidaturas terão de ser recusadas

A empresa Makro recebeu um número «muito satisfatório de candidaturas» a rescisão de contrato, disse à Lusa o diretor de comunicação a um dia do final do prazo do processo encetado no começo do mês.

O responsável de comunicação da Makro Portugal, António Pinheiro, disse ainda não poder avançar com números, mas esclareceu que as respostas que receberam estão «perfeitamente em linha com as estimativas» feitas no começo do processo.

No começo de março, a Makro informou por escrito os seus 1.500 trabalhadores em Portugal de que poderiam optar pela rescisão de contrato ou, caso trabalhem em lojas, escolher reduzir o horário, havendo um período de reflexão até ao final de março, na sequência do qual vai ser feita uma avaliação pela administração de que processos vão ser aceites.

«Agora o que vamos ter que fazer é uma análise detalhada de todas estas candidaturas para verificar que as candidaturas recebidas não colocam em risco o bom funcionamento dos serviços», disse António Pinheiro a um dia do final do prazo, acrescentando que a seleção deverá estar terminada na segunda metade de abril, passando até por entrevistas pessoais.

A análise vai ser feita «departamento em departamento, área funcional em área funcional» para avaliar se a redução de pessoal vai ou não afetar os serviços, explicou, reconhecendo que haverá, inclusive, alguns casos que terão que ser rejeitados.

«Em última análise, se toda a gente aceitasse deixaríamos de poder funcionar», declarou António Pinheiro no princípio do mês, acrescentando que não há um número traçado para a redução de pessoal, algo que vai variar consoante os níveis salariais de quem optar por rescindir.

Há cerca de três anos, a Makro efetuou um processo de despedimento coletivo, uma opção que é completamente descartada pela empresa neste momento, adiantou o diretor de comunicação da marca pertencente ao grupo alemão Metro Cash & Carry.

Em comunicado, a Makro explicou que «necessita racionalizar e reduzir o número de efetivos da sua força laboral. Custos mais baixos e maior eficiência operacional são essências para garantir a competitividade necessária no mercado atual».
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