Medalhão com mais de 500 anos vai a leilão - TVI

Medalhão com mais de 500 anos vai a leilão

Justiça

Peça é atribuído ao período da Dinastia de Avis

Um medalhão composto por uma liga metálica de cobre e aplicações de ouro, com mais de 500 anos, vai à praça na próxima sexta-feira, em Lisboa, anunciou esta segunda-feira a leiloeira Veritas Art Auctioneers.

O medalhão exibe a letra Y cercada pela inscrição, «eteroae. leal. Amor» e é apontado pela leiloeira como uma «raridade». A peça vai a leilão com um valor de licitação entre os 50.000 e os 80.000 euros.

Segundo a leiloeira, «não se conhece outro exemplar semelhante onde surja representada, relevada no metal, a letra «Y» cercada por uma inscrição, senão na numismática».

O medalhão é atribuído ao período da Dinastia de Avis, 1385-1580. «A peça, pela análise feita, é muito provavelmente do século XV», disse à Lusa fonte da leiloeira que acrescentou «não ser possível atribuir uma data certa».

Segundo nota da leiloeira, «a figuração da letra Y é feita em Portugal desde, pelo menos, finais do século XII surgindo relacionada com a antiga interpretação de emblema representativo do dilema do Homem perante a escolha entre o Bem e o Mal».

Acrescenta o comunicado que «em meios laicos, o Y foi sobretudo usado por membros da Casa de Avis [dinastia que foi fundada em 1385 pelo Rei D. João I e que por linha direta terminou com D. João II, ao qual sucedeu o cunhado, D. Manuel I, que segundo alguns historiadores inaugura o ramo Avis-Beja]».

«Submetido a análises laboratoriais no sentido de validar a autenticidade, os resultados verdadeiramente surpreendentes, demonstraram que, em tempos idos, o fundo desta medalha seria coberto de ouro».
Continue a ler esta notícia