Mexia reúne-se em Pequim com direção da China Three Gorges - TVI

Mexia reúne-se em Pequim com direção da China Three Gorges

António Mexia

Acontece pela primeira vez

Relacionados
O presidente da EDP, António Mexia, vai reunir na segunda-feira com a administração da China Three Gorges em Pequim, pela primeira vez, disse fonte da elétrica portuguesa.

A reunião ocorre três meses depois de a China Three Gorges (CTG) ter ganho o concurso internacional para a compra de uma participação 21,35 por cento no capital da EDP, vendida pelo Estado português.

Além de António Mexia, que chegou à capital chinesa hoje, participam na reunião dois outros dos sete membros do Conselho de Administração Executivo da EDP: João Manso Neto e João Marques da Cruz.

É também a primeira vez que o presidente da EDP se desloca à China, referiu a mesma fonte.

Com a compra de 21,35 por cento da EDP, por cerca de 2,7 mil milhões de euros, a CTG passará a ser o maior acionista da empresa.

Fundada pelo governo chinês em 1993, para construir e gerir o maior complexo hidroeléctrico do mundo, a barragem das Três Gargantas, no rio Yangtze, a CTG é considerada uma das mais importantes empresas da China na área das energias renováveis e está envolvida em projectos hidroeléctricos em 26 países.

No final de 2009 o património da CTG somava 280,980 mil milhões de yuan (32,7 mil milhões de euros), com um capital próprio de 169,85 mil milhões de yuan (19,7 mil milhões de euros), indica o website da empresa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados