Moody's retira PT de vigilância negativa - TVI

Moody's retira PT de vigilância negativa

PT com lucros recorde

Outlook continua negativo. Ou seja: rating não baixa... para já

Relacionados
A agência Moody's, que tinha a PT sob vigilância negativa com vista a um possível corte do rating, decidiu manter a nota da dívida da empresa inalterada em Baa3, retirando-a da vigilância negativa.

No entanto, a agência mantém o Outlook negativo, o que significa que um novo corte lá mais para a frente ainda não está posto de parte.

A classificação da dívida da PT mantém-se assim dois níveis acima do rating da República, que na escala da Moody's está já ao nível de «lixo».

A agência explica que decidiu não cortar o rating da PT para já devido à resiliência da empresa apesar do ambiente mais concorrencial, ao facto de continuar a liderar o mercado e à diversificação internacional do seu negócio.

A Moody's sublinha ainda que a administração da empresa já deu provas na execução do plano estratégico em condições adversas e que a infra-estrutura da empresa ajudará a suportar as receita, compensando o efeito negativo do cenário macroeconómico.

«A medida hoje reflecte a nossa expectativa de que apesar da deterioração do ambiente macroeconómico e do aumento das condições competitivas em Portugal, a PT manterá a liderança no mercado e um cash flow forte. Esperamos que a PT mantenha os seus rácios financeiros», disse Carlos Winzer, o analista da Moody¿s que assina a nota.

A Moody's recomenda à PT que reduza custos para manter a margem de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).
Continue a ler esta notícia

Relacionados