NDrive cria sistema de navegação por GPS para China - TVI

NDrive cria sistema de navegação por GPS para China

NDrive

‎Solução multiplataforma chinesa arranca em 2011

A empresa portuguesa NDrive está a desenvolver um software multiplataforma de navegação por GPS adaptado ao mercado chinês, que prevê disponibilizar em 2011.

«Temos uma estrutura física e humana na China - três pessoas em Shenzhen e duas em Pequim -, o que nos permite criar uma solução de software NDrive para a própria China. No início de 2011, se tudo correr bem, teremos uma solução multiplataforma chinesa», disse à agência Lusa o director para a região Ásia Pacífico, João Pedro Leite, durante a feira de electrónica chinesa que arrancou esta segunda-feira em Hong Kong.

O objectivo é «tornar cada vez mais global a solução NDrive, vendida actualmente em mais de 35 mercados» e, para isso, o gigante asiático com cerca de 1,3 mil milhões de consumidores assume uma importância estratégica decisiva.

O plano é ambicioso, considera o director para a Ásia Pacífico da NDrive, mas a favor da empresa jogam as características do produto, baseado em tecnologia europeia, «prático e de utilização simples», a par da experiência em mercados emergentes que se revelou bem sucedida.

«Os produtos relacionados com o GPS estão em clara expansão. No Brasil, por exemplo, onde somos líderes de mercado, ninguém sabia há dois anos o que era um GPS e hoje temos taxas de crescimento anual de 400 por cento», observou.

Por outro lado, disse, o mercado chinês «tem vindo a assistir a uma brutal monitorização, as pessoas adquirem os seus carros e já não se deslocam de forma massiva em bicicleta, e a expansão da rede viária tem sido muito significativa».

Volume de negócios na ordem dos 10 milhões

Enquanto tecnologia multiplataforma, a NDrive corre no iPhone, Android, Windows Mobile e Symbian um pouco por todo o mundo, mas só a partir de 2011 estará acessível ao consumidor chinês.

«O cliente chinês que compre um Nokia, iPhone ou adquire um aparelho GPS dedicado poderá ter à disposição uma solução NDrive com tecnologia europeia, mas adaptada à sua realidade», explicou João Leite.

A mesma solução será disponibilizada em Macau, mas direccionada para os turistas da Região Administrativa Especial, já que a grande maioria é oriunda do continente chinês, acrescentou.

Estabelecida há um ano na China, onde está a grande maioria dos fabricantes de hardware de GPS, a NDrive conta já com mais de 20 clientes que exportam os seus produtos para todo o mundo, em muitos casos, com a solução portuguesa de GPS instalada.

Em 2009, a empresa vendeu na China cerca de 200 mil licenças, o que gerou um volume de negócios na ordem dos 10 milhões de euros entre um total de cerca de 25 milhões de euros a nível global.
Continue a ler esta notícia