Nove maneiras de ser banido do Facebook - TVI

Nove maneiras de ser banido do Facebook

Quer voltar a ser produtivo? Precisa de ser expulso do Facebook? É fácil

Relacionados
Quer ser banido do Facebook? A gigante rede social tem algumas regras sobre o que pode e não pode fazer. E é fácil quebrá-las. Leia estas nove regras, compiladas pelo «Huffington Post».

Amamentar o seu filho

Esta é uma controvérsia que já vai longa. A empresa sublinha que não é possível postar imagens de nus, mas os pais alegam que há uma linha entre o que é inapropriado e o que é legítimo. Emma Kwasnica é advogada e mãe e «posta» imagens dela própria a amamentar o seu filho. A sua conta já foi suspensa 5 vezes. Kwasnica e outras mães encabeçaram um protesto junto à sede da empresa durante a Semana Nacional da Amamentação.

Elaborar um perfil sob um pseudónimo famoso

Salman Rushdie teve a sua conta suspensa em 2011 porque o Facebook encontrou uma discrepância no seu nome. Enquanto o primeiro nome de Rushdie é Ahmed, o mundo conhece-o pelo seu nome do meio, Salman. A rede social disse ao autor que ele teria de mudar o perfil e passar a usar o primeiro nome. «Caro Facebook, obrigar-me a mudar o meu nome no FB de Salman para Ahmed é como forçar J. Edgar a tornar-se em John Hoover», escreveu Rushdie na sua conta de Twitter. O Facebook restaurou o seu perfil.

Coordenar ataques piratas

«Operação Vingança» foi o nome dado por um grupo de hackers que deitaram abaixo o site do Visa, depois de a companhia de cartão de crédito ter cortado os donativos para a Wikileaks. Os piratas juntaram-se no Facebook e Twitter para planear o ataque, e as suas contas foram suspensas em ambas as redes sociais.

Tirar fotografias estranhas aos seus filhos

Lauren Ferrari foi banida do Facebook durante 7 dias por ter postado uma foto da sua filha de 5 anos, enquanto esta fazia de conta que tratava da irmã mais nova. Enquanto Ferrari nem pensou duas vezes sobre a imagem que colocou no Facebook, tanto a rede social como a polícia consideraram a imagem problemática: o departamento de polícia de Seattle viu nestas ações um sinal de desleixo parental, o que provocou uma discussão sobre o que deve e não deve ser colocado online.

Disparar spam

Adam Guerbuez foi multado depois de ter enviado mais de 4 milhões de mensagens spam sobre temas pornográficos e droga, segundo noticia a «PC World». Este comportamento levou Guerbuez a ser banido do Facebook.

Fazer passar-se por maior de 13 anos

Em 2011, o Facebook fechava em média 20 mil contas de utilizadores com menos de 13 anos. A rede social tem uma política restrita em relação à idade mínima, em que é possível abrir uma conta.

Acrescentar «código» ao site

«Bom dia, o nosso sistema indica que tem estado muito ativo no Facebook e visionando páginas rápido demais, o que nos faz suspeitar que a nossa página esteja a ler automaticamente código». Quer receber este e-mail do Facebook? Foi exatamente o que aconteceu ao blogger Robert Scoble. Aparentemente ele acrescentou um agenda telefónica à sua conta de Facebook, mas qualquer código adicional é imediatamente detetado pela rede social.

Fazer passar-se por Mark Zuckerberg

Aparentemente no Facebook só pode haver um Mark Zuckerberg. Em 2011, Mark S. Zuckerberg foi banido do Facebook porque a sua «identidade era uma fraude». Mas este advogado do Indiana já tinha tido outros dissabores, antes de ser banido. Por causa da similaridade do seu nome, Zuckerberg recebeu quase 500 pedidos de amizade por dia. Depois de ser notícia em alguns jornais, o Facebook pediu desculpa e o advogado voltou a ter acesso à sua conta.

«Dividir» o nome com uma celebridade

Selena Gomez foi recentemente expulsa do Facebook. Mas não a estrela da Disney; uma rapariga que se chama Selena Gomez e que um dia tentou aceder à sua conta e não conseguiu: a rede social acreditava que ela estava a fazer passar-se pela atriz, e isto é contra as regras de utilização do Facebook.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos