Oi: aliança com PT vai ter uma «projecção global» - TVI

Oi: aliança com PT vai ter uma «projecção global»

Oi

Operadora brasileira acredita que nova aliança vai ser reflexo das melhores práticas no sector, com investimentos na América Latina e África

A aliança entre a PT e a Oi vai ter uma «projecção global», com as melhores práticas do sector, nomeadamente na América Latina e em África. A resposta é da operadora brasileira, em reacção à compra de 22,38% do seu capital por parte da PT, num investimento de 8,4 mil milhões de reais (3,7 mil milhões de euros).

«A aliança terá por fim o desenvolvimento de um projecto de telecomunicações de projecção global que permita a cooperação em diversas áreas buscando, entre outros, partilhar das melhores práticas, alcançar benefícios de escala, potenciar iniciativas de investigação», referiu a Oi num comunicado citado pela Lusa.

A parceria vai permitir também «diversificar os serviços, maximizar sinergias e reduzir custos, buscando sempre a oferta de melhores serviços e atendimento aos clientes de ambos os grupos e a criação de valor para os seus accionistas».

O comunicado salienta que, «de forma a fortalecer a estrutura de capital» da Oi, a aliança com a PT não vai «ocasionar, contudo, a transferência do controlo».



O acordo representa a aquisição pela PT de participação societária minoritária no capital da Andrade Gutierrez e do grupo La Fonte, accionistas controladores da Telemar Participações, holding que controla a Oi.

O acordo incluiu igualmente a «aquisição de participações societárias directas na Telemar de 10% do seu capital social» pela PT.

A proposta inclui ainda um aumento do capital social da Telemar Participações, no valor de até 4,24 mil milhões de reais (1,84 mil milhões de euros), que será subscrito pela PT e outros accionistas da Telemar, mantendo a PT a participação de 10%.

«Os aumentos de capital descritos terão como objectivos principais o fortalecimento da Telemar e a redução de sua dívida líquida, tudo de forma a propiciar a expansão internacional desta companhia e de suas controladas e o seu desenvolvimento operacional», referiu o comunicado.

A aliança incluirá ainda a aquisição pela Telemar de uma participação na PT de até 10%, com as companhias passando a ter representantes nos conselhos de administração.
Continue a ler esta notícia