Opel lança carro que poupa 2 mil euros em combustível - TVI

Opel lança carro que poupa 2 mil euros em combustível

Carro eléctrico pode ser solução para o futuro. É só escolher: Opel Ampera ou Chevrolet Volt? Ambos são «revolucionários»

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A Opel e a Chevrolet vão lançar em Janeiro um carro eléctrico no qual a General Motors (GM) deposita a esperança de ser uma solução para o problema de autonomia deste tipo de veículos. A poupança ao nível do combustível, numa utilização padrão de 25 mil quilómetros por ano, pode representar uma poupança de 1.850 euros por ano ou de 2.850 euros por ano por comparação com os modelos a gasóleo e gasolina, «com a vantagem de não poluir».

Tanto o Opel Ampera como o Chevrolet Volt (ambos do grupo GM) são «revolucionários» porque são carros eléctricos sem restrições de autonomia e funcionalidade, ou seja, têm uma autonomia de cerca de 500 quilómetros graças a um pequeno motor a gasolina que a única coisa que faz é gerar electricidade para o «verdadeiro» motor do carro, o Voltec, completamente eléctrico.

De acordo com a empresa, em Portugal, o custo aproximado de utilização do Ampera por cada 100 quilómetros, em modo eléctrico, é de um euro. Quando comparado com modelos semelhantes ao nível de potência e de segmento, a Opel indica que um carro a gasóleo gasta 8,4 euros por cada 100 quilómetros, enquanto que um modelo a gasolina está nos 12 euros por cada 100 quilómetros.

Apesar de todas estas vantagens, o preço dos dois modelos ainda não é acessível a todos os portugueses: 42.900 euros pelo Ampera e 41.950 euros pelo Volt.

O responsável da Opel para a área da mobilidade eléctrica, Lars-Peter Thiesen, referiu, citado pela Lusa, que o grupo GM decidiu «criar um carro eléctrico que cobrisse apenas os percursos que a esmagadora maioria das pessoas utiliza, mas que ao mesmo tempo pudesse fazer viagens longas, como ir de férias sem preocupações de autonomia».

Portugal exclui incentivos estatais

Lars-Peter Thiesen, que é doutorado em Física e participou no desenvolvimento das baterias e do sistema de motorização do Ampera, concordou que existem no mercado carros eléctricos puros com boa autonomia mas «não se podem comparar ao Opel Ampera», porque num veículo eléctrico puro «é preciso recarregar as baterias quando se esgotam», e quando isso acontece «temos de esperar uma eternidade para que as baterias fiquem novamente carregadas», o que não acontece com o modelo da GM.

Na maioria dos países europeus, os modelos eléctricos da GM terão incentivos estatais que farão baixar o preço em cerca de 6 mil euros na Holanda ou 7 mil euros em Espanha.

Portugal é o único país, até ao momento, que exclui os dois modelos de incentivos estatais.

Questionado sobre se a evolução da autonomia das baterias de carros eléctricos será semelhante ao desenvolvimento que se assistiu nos telemóveis, Lars-Peter Thiesen disse que «será difícil», acrescentando que o esforço que está a ser feito não é tanto pelo lado da autonomia, mas sim «numa série de instrumentos para reduzir o peso e o volume das baterias».

O especialista adiantou que «antes de 2025» não se antevê que haja «uma bateria alternativa de produção em massa em relação ao que existe hoje».
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