Depois das listas da melhor tecnologia, gadgets, acontecimentos políticos e económicos de 2011, é a vez de dar atenção aos amantes dos veículos de quatro rodas. Com a ajuda de uma pesquisa da revista «Forbes» fizemos a lista dos carros mais vendidos dos últimos 12 meses.

1 - Toyota Corolla:

As catástrofes naturais do ano passado prejudicaram as fabricantes automóveis japonesas, mas ainda assim o Toyota Corolla foi o carro mais vendido, com mais de 1,02 milhões de cópias saídas de stands de todo o mundo.

2 - Hyundai Elantra:

O Hyundai Elantra, também conhecido com Avante, na Coreia, ficou muito perto do primeiro lugar, ocupado pelo Corolla. Durante os 12 meses, de 2011, foram vendidos 1,01 milhões destes veículos.

3 - Wuling Sunshine:

Na China, este modelo nasce da fusão entre a chinesa SAIC e a General Motors é muito utilizado quer para o transporte de pessoas quer de mercadorias. Em 2011, foram vendidas 943 mil unidades.

4 - Ford Focus:

O novo Ford Focus, disponível em todo o mundo, foi uma das cartas na manga da multinacional, para 2011. Foram vendidos mais de 919 mil veículos.

5 - Kia Rio:

O Kia rio foi recentemente alterado para entrar em alguns mercados globais. No total, a Kia vendeu 815 mil exemplares deste modelo.

6 - Ford Fiesta:

O Ford Fiesta abriu caminho ao novo desenvolvimento estratégico global da marca. Este modelo foi vendido 781 mil vezes, em 2011.

7 - Volkswagen Jetta:

A popularidade que 2011 significou para multinacional alemã, pode ser medida através da venda de 745 mil unidades do modelo Jetta, e faz parte do plano da Volkswagen para se tornar a maior construtora do mundo, até 2018.

8 - Toyota Camry:

O Toyota Carmy é o carro mais vendido nos Estados Unidos da América, mas também é popular entre o resto do mundo. A prova é este oitavo lugar do ranking dos carros mais vendidos. Em 2011, saíram 726 mil unidades dos stands.

9 - Chevrolet Cruze

Em 2011, o novo Chevrolet, da GM, disfrutou de uma crescente popularidade, e não só nos EUA. A nível mundial as vendas aumentaram e, com este modelo, a marca dobrou as vendas de 2010, com 691 mil Cruze vendidos.

10 - Volkswagen Golf

O Golf é um dos modelos que mais impulsionaram a multinacional rumo ao desejo de ser a marca líder do ramo automóvel. Em 2011, foram vendidas mais de 648 mil veículos VW Golf.

11 - Volkswagen Passat:

O recentemente alterado Volkswagen Passat rendeu à multinacional a venda de 565 mil unidades em todo o mundo ¿ este é outro modelo no qual a fabricante continuará a depositar esperanças no futuro.

12 - Honda Civic:

As vendas mundiais do Honda Civic caíram 12,5%, para 555 mil unidades, em 2011. Contudo, o mítico modelo da Honda continua a ser uma dos carros mais famosos e desejados do planeta.

Depois de ter visto os carros mais vendidos de 2011, pode consultar os mais aguardados para o novo ano. Também já fizemos a lista dos automóveis que mais furor deverão fazer em 2012
Redação / Sofia Cabrita