País precisa de 100 milhões para cada projecto de geotermia - TVI

País precisa de 100 milhões para cada projecto de geotermia

Teresa Ponce de Leão

Portugal prepara candidatura a fundos europeus

Relacionados
Portugal tem potencial para ter centrais geotérmicas, ou seja, para aproveitar o calor terrestre como forma de produção de energia. No entanto, para tal são precisos, pelo menos, entre 50 a 100 milhões de euros. Nesse sentido, está a ser preparada uma candidatura a fundos europeus, soube a Agência Financeira.

«Temos potenciais sítios para este tipo de projecto no país. Há vários locais no Continente e também na Madeira», disse a presidente do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) em entrevista à AF.

«O projecto industrial todo pode custar entre 5 a 10 milhões de euros por Mega Watt (MW), o que vai depender das prospecções a fazer e a profundidade. Nunca faria sentido fazer estudos para uma central menor que cerca de 10 MW (50 a 100 milhões euros)», explicou Teresa Ponce de Leão.

Galp, EDP e Efacec podem participar na geotermia

Desta forma, o LNEG (ex-INETTI), que poderá ter a cargo as sondagens e estudos geofísicos para identificar locais ideais, está a pensar candidatar-se a fundos para o financiamento do projecto, nomeadamente ao Economic Recovery Package e ao European Energy Geotermal Energy Council. «Pretendemos obter entre 500 mil a 1 milhão de euros, estamos também a pensar candidatarmo-nos ao Fundo de Apoio à Inovação e ainda ao QREN de forma a ter várias fontes de suporte».

Vamos ter rede eléctrica em parceria com Espanha

«Tínhamos que ter apresentado uma candidatura até 8 de Abril e com projectos prontos em 2010 - o que era curto - mas o prazo final foi adiado. Agora temos dois anos de estudos e outros dois para por a central em funcionamento».

Nestes projectos podem vir a estar envolvidas empresas do sector como a EDP, a Galp ou ainda a Efacec. Para já, o LNEG confirma que há «manifestações de interesse». «Agora vamos ver quem quer entrar em consórcio. É um investimento muito grande, diferente de eólica e solar», disse Teresa Ponce de Leão à AF.

Geotermia poupa 12,5 milhões de toneladas de petróleo/ano

Além de ser renovável, a vantagem da energia geotérmica é que é pouco poluente. Esta fonte tem por base o aproveitamento da temperatura dos recursos. Em Portugal, já existem alguns aproveitamentos geotérmicos em exploração, nomeadamente em aquecimento de estabelecimentos termais, hotéis e estufas.

Potencial eólico português está praticamente esgotado

A última estimativa (2002) da capacidade mundial instalada em energia geotérmica apontava para 8 mil MW e corresponde a uma produção de 50 mil GWH por ano. Um valor que proporciona uma economia de 12,5 milhões de toneladas de petróleo por ano, de acordo com os últimos dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

As utilizações finais do uso directo da energia geotérmica são muitos, entre elas se incluem o aquecimento ambiente, o aquecimento de água para uso doméstico e nos serviços, aquecimento de estufas, de instalações pecuárias e aquicultura, secagem de produtos agrícolas e climatização ambiente através de ciclos de absorção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados