Parpública pronta para vender últimos 4% da EDP - TVI

Parpública pronta para vender últimos 4% da EDP

EDP

Posição manteve-se nas mãos do Estado após venda do restante à China Three Gorges porque existiam obrigações que podiam ser trocadas por ações

A Parpública está pronta para vender 4,14% da EDP, depois de a maioria dos titulares de obrigações emitidas pela Parpública, suscetíveis de permuta por ações da EDP, ter exercido a opção de reembolso antecipado.

De acordo com o comunicado da empresa que gere as participações empresariais do Estado, de um total de 20.303, exerceram a opção os titulares de 20.141 dessas obrigações. As restantes obrigações serão absorvidas por aquisição potestativa.

As obrigações foram emitidas no âmbito da sétima fase de privatização da EDP, em 2007, com maturidade em 2014, e opção de reembolso antecipado ao fim de cinco anos. Um empréstimo obrigacionista que conferiu aos subscritores um preço de permuta de 6,7 euros. Atualmente, as ações da empresa negoceiam nos 1,95 euros.

Estes 4,14% detidos pela Parpública são o que resta da posição do Estado na elétrica, desde que alienou 21,35% do capital à China Three Gorges, no final de 2011.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE