Phishing: Finanças alertam para roubo de dados - TVI

Phishing: Finanças alertam para roubo de dados

Agência Financeira

Andam a circular na Internet mais mensagens fraudulentas que têm como intuito enganar contribuintes

O Ministério das Finanças emitiu uma nota a alertar os utilizadores do Portal das Finanças para o facto de estarem a circular na Internet mais mensagens fraudulentas, que têm como fim enganar os contribuintes e recolher dados pessoais. O caso já está a ser investigado.

As Finanças explicam, mais uma vez, que «estas mensagens são falsas e têm por objectivo a instalação de software fraudulento na máquina de quem recebeu a mensagem de correio electrónico». Ou seja, o software é instalado se o utilizador executar o «link» constante da mensagem.

Utilizando textos falsos, os autores destas fraudes tentam obter informações «sensíveis» ou «comprometer em termos de segurança» o computador de quem recebeu a mensagem, esclarece a mesma nota enviada às redacções.

Por isso, o fisco recomenda a quem receber uma mensagem semelhante «que a apague de imediato». Caso contrário, «corre o risco de a sua informação pessoal e confidencial poder ser acedida por terceiros com intenções criminosas».

Além disso, avisa que «todas as mensagens de e-mail que a DGCI envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o número de identificação fiscal - NIF - dos destinatários». Isto é, a DGCI «não envia nunca» mensagens de correio electrónico genéricas e sem identificação.

«O nome e o NIF que são enviados nas mensagens de e-mail são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)».

Mais: a DGCI só envia mensagens de e-mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que a tenham autorizado a enviar-lhes essas mensagens, sendo que todas as caixas de correio da DGCI têm o formato xxx@dgci.minfinancas.pt.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE