Porsche regista prejuízos de 462 milhões - TVI

Porsche regista prejuízos de 462 milhões

Porsche

Tentativa de fusão com a Volkswagen gera polémica e justifca perdas nos primeiros nove meses do ano

Relacionados
A Porsche SE, que agrupa as participações de 50 por cento da Porsche AG e da Volkswagen, sofreu, nos primeiros nove meses do ano, perdas de 462 milhões de euros.

A empresa justifica estes resultados com a nova valorização das opções de venda das acções da marca. Em Setembro, a Porsche SE interrompeu o processo de fusão com a Volkswagen, envolto em polémica e acumula processos jurídicos nos Estados Unidos e na Alemanha.

O resultado financeiro foi castigado pelos 3,7 mil milhões de euros que a empresa teve de assumir pelo novo valor das opções de venda de acções na Porsche AG.

A empresa refere, em comunicado, que, sem este efeito, a Porsche SE teria um lucro de 3.420 milhões de euros entre Janeiro e Setembro.

Após o fracasso das tentativas pela Porsche para assumir o grupo Volkswagen, as duas empresas, a Porsche e a Volkswagen, acordaram uma troca de opções de acções que permitem que à Volkswagen tornar-se proprietária da Porsche AG, a empresa que reúne a actividade operacional da produção carros desportivos.

Esta opção de venda de acções teve um efeito positivo no resultado financeiro da Volkswagen no valor de 6,8 mil milhões de euros no terceiro trimestre.

A Porsche SE, que acumulou um endividamento de 11,5 mil milhões de euros na sua tentativa de controlar o grupo Volkswagen, reduziu entre Julho e Setembro a sua dívida até 1,5 mil milhões de euros.

A Porsche SE pode executar o seu direito de venda até Novembro de 2012, e a Volkswagen tem até à primavera de 2013 para executar o direito de compra.

A Porsche AG teve nos primeiros nove meses do ano um lucro operacional de 1,5 mil milhões de euros, mais 25 por cento do que no mesmo período do ano anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados