Portugal tem 4,5 milhões de telefones fixos - TVI

Portugal tem 4,5 milhões de telefones fixos

Agência Financeira

Há 42,5 acessos por cada 100 habitantes

Relacionados
O número de telefones fixos em Portugal atingiu os 4,5 milhões no final no terceiro trimestre, mais 1,6% que em igual período do ano passado, divulgou a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). De acordo com o regulador, registou-se uma subida de 0,4% em relação ao trimestre terminado em Junho.

Em comunicado, a Anacom adianta que «os acessos VoIP/VoB, que incluem os acessos suportados em fibra óptica (FTTH/B), e os acessos baseados em tecnologia GSM/UMTS cresceram no período em análise».

Já os acessos suportados em outras tecnologias representavam 32,7% dos acessos telefónicos principais, mais 1,2 pontos percentuais que no trimestre anterior e mais 4,8 pontos percentuais que no trimestre homólogo.

Em relação aos postos públicos, regista-se uma tendência de descida, tendo passado para 29 mil, uma quebra de 2,9% face ao trimestre anterior e um recuo de 8,2% em relação ao terceiro trimestre de 2010.

De acordo com o regulador, a taxa de penetração dos telefones fixos em Portugal é de 42,5 acessos por cada 100 habitantes no terceiro trimestre, o que demonstra que «tem vindo a aumentar».

Mais de 40% do mercado já não é PT

As empresas da Portugal Telecom (PT) que disponibilizam serviço telefónico fixo continuam a deter a maioria dos acessos, com uma quota de 59,1%, «mas em queda, menos 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 1,6 pontos percentuais em termos homólogos».

Entre Julho e Setembro, o número de clientes de serviço telefónico fixo (STF) em acesso directo ronda os 3,6 milhões, uma subida de 2% face a igual período de 2010, e mais 0,5% em relação ao trimestre anterior.

«Para este aumento contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em redes de TV por cabo», adianta a Anacom em comunicado.

A taxa de penetração dos clientes residenciais de acesso directo atingiu os 55,6 por 100 alojamentos, considerando os alojamentos familiares clássicos, mais 1,1 pontos percentuais que no período anterior.

Já por acesso indirecto através da pré-selecção, foi registado uma descida de 5,3% no número de clientes, para cerca de 93 mil clientes. Em termos homólogos a queda foi de 23,1%.

«Os clientes de VoIP nómada também estão em queda, para cerca de 93 mil clientes activos, menos 4,4% face ao trimestre anterior».

PT em queda também no acesso directo

A quota de clientes de acesso directo do grupo PT caiu 0,3 pontos percentuais face ao trimestre anterior e 1,4 pontos em termos homólogos, para 53,1%.

«Esta redução da quota de clientes de acesso directo resulta essencialmente das novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do Serviço Telefónico Fixo tradicional, sobretudo das ofertas em pacote», explica a Anacom.

No terceiro trimestre tiveram origem na rede fixa cerca de 1,9 mil milhões de minutos e 542 milhões de chamadas, em quebra face ao trimestre anterior, de 3,2 e 2,7 por cento, respectivamente.

No mesmo período, a quota de tráfego de voz do serviço fixo de telefone do grupo PT caiu para 57%, menos 1,3 pontos percentuais que no trimestre anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados