Presidente da Refer ganha pouco mais de 100 mil euros/ano - TVI

Presidente da Refer ganha pouco mais de 100 mil euros/ano

Caminhos de Ferro

Relatório e contas da empresa demonstra que conselho de administração não foram aumentados

Relacionados
[Notícia corrigida]

O presidente do Conselho de Administração da Refer aufere, de acordo com o relatório e contas divulgado pela empresa, relativo a 2009, 101.164 euros anuais.

De acordo com o relatório anual da empresa que gere a infraestrutura ferroviária, os administradores da Refer recebem vencimento ligeiramente superiores a 4 mil euros líquidos por mês.

Em nota enviada à redacção da Agência Financeira, a empresa explica que o Conselho de Administração da Refer exerce também funções como Conselho de Administração da RAVE e os seus membros são ainda administradores não executivos nas empresas participadas da Refer.

Refer fecha 2009 com prejuízos de 113 milhões

Em 2007, por determinação governamental, com efeitos a partir de Maio de 2008, foi extinta a remuneração relativa a acumulação de funções. No caso da Refer, o conselho de administração aceitou continuar o mandato, reduzindo, por sua própria iniciativa, o que vinha recebendo, e devolvendo em 2009, relativamente a parte do ano de 2008, a parcela correspondente, pode ler-se no comunicado.

Tal situação levou à fixação para 2009 de um quadro remuneratório que repõe o vencimento original mas só com a componente de remuneração que repõe o vencimento original, extiguindo as parcelas de acumulação de funções.

Para a empresa, que recusa que tenha existido um aumento das remuneração, o acréscimo verificado corresponde à actualização concedida à generalidade dos trabalhadores da empresa, tendo a alteração «resultado numa redução do seu vencimento líquido na medida em que os descontos para a segurança social passaram a incidir sobre a totalidade da remuneração».

Assim, para a Refer, «a diferença entre as remunerações de 2009 e as de 2008 resulta de as últimas estarem deduzidas da componente de acumulação de funções» [no período que medeia entre Maio de 2008 e a assinatura dos contratos de gestão, em Julho de 2009].
Continue a ler esta notícia

Relacionados