Presidente do BPN vai hoje à AR e o da CGD na 4ª feira - TVI

Presidente do BPN vai hoje à AR e o da CGD na 4ª feira

Francisco Bandeira

Francisco Bandeira vai ser ouvido no âmbito do caso BPN que tem dominado a corrida para Belém

Relacionados
O presidente do BPN, Francisco Bandeira, vai esta segunda-feira à Comissão de Orçamento e Finanças. A audição tem início às 18:00, numa altura em que a discussão sobre o caso BPN tem dominado a corrida para Belém.

A audição estava inicialmente prevista para a passada sexta-feira à tarde. Contudo, Bandeira solicitou o seu adiamento devido a compromissos profissionais que já tinha assumido nos Açores, pelo que irá hoje à Comissão de Orçamento e Finanças, um dia antes da audição do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

O presidente do BPN será acompanhado por mais dois membros do conselho de administração do banco.

Os deputados da comissão aprovaram também na quarta-feira passada as audições no âmbito do caso BPN ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e ao presidente da CGD, sendo que Fernando Faria de Oliveira será ouvido esta quarta-feira.

O caso BPN tem sido o grande protagonista das eleições presidenciais do próximo dia 23, tendo ganho novo fôlego depois de ter sido noticiado no final de Dezembro que a administração do banco pediu ao Ministério das Finanças para fazer um aumento de capital no montante máximo de 500 milhões de euros, sobre o qual ainda não haverá qualquer decisão.

Desde então, os partidos da oposição têm pedido esclarecimentos sobre a actual situação do banco, tendo solicitado as audições de Francisco Bandeira, Faria de Oliveira, Carlos Costa e Teixeira dos Santos.

A corrida para Belém tem sido vincadamente marcada pelos ataques dos candidatos ao actual Presidente da República, Cavaco Silva, também ele candidato ao escrutínio de 23 de Janeiro, uma vez que o Chefe de Estado português foi accionista da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que detinha o BPN até à sua nacionalização.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos