Produção industrial: evolução de preços abranda - TVI

Produção industrial: evolução de preços abranda

Trabalho

Dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a junho

O índice de preços na produção industrial progrediu 2,7% em junho face ao mesmo mês de 2011, abrandando 0,5 pontos percentuais relativamente à variação de maio, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

«Esta evolução esteve basicamente associada às reduções das taxas de crescimento dos agrupamentos energia e de bens de consumo», cita a Lusa.

A variação mensal do índice foi negativa em 0,7% (menos 0,2% em junho de 2011), 0,2 pontos percentuais abaixo da de maio, tendo o agrupamento de energia recuado 1,9% (menos 0,5% em junho do ano anterior) e apresentado «o contributo mais relevante» para a variação mensal do índice total (menos 0,7 pontos percentuais).

O índice da secção das indústrias transformadoras registou uma variação homóloga de 0,9% (1,5% em maio), enquanto a variação mensal foi de menos 0,9% (menos 0,3% no mesmo mês de 2011).

Excluindo desta secção a divisão de fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis, a variação homóloga em junho manteve-se em 0,5% pelo 4.º mês consecutivo.

Considerando o 2.º trimestre de 2012, o índice total registou uma variação de 3,1% face ao trimestre homólogo (4,2% no 1.º trimestre de 2012).

Segundo o INE, foi o agrupamento de energia que «mais influenciou» a variação do índice agregado, ao registar uma variação trimestral de 8,6%, depois dos 11,3% no trimestre anterior.

A secção das indústrias transformadoras apresentou, neste trimestre, uma variação homóloga de 1,5% (contra 2,8% no trimestre anterior).
Continue a ler esta notícia