PS e troika reúnem-se hoje - TVI

PS e troika reúnem-se hoje

Troika em Portugal (TIAGO PETINGA/LUSA)

Arrefecimento da economia, BPN e contas da Madeira vão dominar encontro

Relacionados
O secretário-geral do PS reúne-se esta terça-feira com uma delegação da troika, com as contas do Banco Português de Negócios (BPN) e da Madeira e a conjuntura de arrefecimento da economia internacional em cima da mesa.

No encontro, que decorrerá na sede nacional do PS, pelas 15:00, a missão conjunta da troika será composta pelos líderes das delegações do Fundo Monetário Internacional, Poul Thomsen, da Comissão Europeia, Jürgen Kröger, e do Banco Central Europeu, Rasmus Rüffer.

Fonte socialista disse à agência Lusa que na reunião de hoje com a troika serão discutidas «todas as questões que sofreram alterações desde Maio (quando Portugal assinou o memorando) deste ano, quer em termos nacionais como em termos internacionais».

Entre outros exemplos, a mesma fonte apontou os casos do BPN e das contas da Madeira, bem como a nível internacional a actual conjuntura de arrefecimento da economia mundial, que está a provocar uma redução das exportações.

Na reunião, serão ainda discutidas formas que o PS defende ao nível do estímulo da economia e do emprego, mas sem pôr em causa as metas da consolidação orçamental.

Na Assembleia da República, durante o recente debate da proposta de Orçamento do Estado para 2012, António José Seguro defendeu ajustamentos ao memorando e admitiu mesmo a hipótese de as metas de consolidação orçamental terem um prazo alargado em um ano para o seu cumprimento.

«O esforço que vai ser pedido aos portugueses, a violência dos sacrifícios, a iniquidade desses mesmos sacrifícios no próximo ano obrigará a uma abordagem inteligente da austeridade que vai ser proposta. Neste mês de Novembro, em que temos a visita da troika, é importante que o Governo pondere a possibilidade de rever as condições a que estamos obrigados», sustentou o líder dos socialista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados