PSA-Mangualde cria 300 empregos, 70% para ex-trabalhadores - TVI

PSA-Mangualde cria 300 empregos, 70% para ex-trabalhadores

Peugeot Citroën em Mangualde

Fábrica da Peugeot-Citroen já retomou terceiro turno, que estava parado há um ano. Conta produzir 60.000 carros este ano

Foi por volta das 22h30 de segunda-feira que a Peugeot-Citroen de Mangualde retomou, oficialmente, o terceiro turno, depois de três dias de teste na semana passada. É um novo ciclo na fábrica, pelo menos até ao final do ano, que se traduziu em 300 novos postos de trabalho, 70% deles através da reintegração de antigos trabalhadores.

Neste que foi o primeiro dia oficial da retoma do terceiro turno «correu tudo bem», disse ao tvi24.pt fonte oficial da PSA-Mangualde.

A empresa contactou todos os antigos trabalhadores desse turno que estava parado há um ano para que voltassem. «Algumas das pessoas já estavam empregadas e outras emigraram, mas foram todos contactados», assegurou a mesma fonte.

Com um novo fôlego nas encomendas, dada a evolução do mercado dos modelos fabricados - o Citroën Berlingo e o Peugeot Partner -, a PSA-Mangualde passará a produzir 285 veículos por dia.

«O programa de referência anual para 2013 passa a ser de 60.000 veículos, refletindo um aumento de produção de 36% relativamente a 2012, ano em que foram produzidos 43.940 veículos. O valor das vendas anuais deverá ultrapassar os 500 Milhões de euros sendo aproximadamente 95% para

exportação», lê-se, em comunicado.

Quando anunciou o regresso do terceiro turno, a fábrica adiantou que passará a empregar 1150 colaboradores, que «serão valorizados com 60.000 horas de formação». E tinha já deixado a promessa de que ia honrar o «compromisso social de privilegiarmos no recrutamento os colaboradores que no passado já trabalharam na PSA de Mangualde».
Continue a ler esta notícia