PT decide terça-feira fim da «golden share» - TVI

PT decide terça-feira fim da «golden share»

PT com lucros recorde

Accionistas reúnem-se dia 26, pelas 15h, num pedido de reunião subscrito pelo Estado

Os accionistas da Portugal Telecom (PT) reúnem-se na terça-feira em assembleia geral de para decidir sobre o fim da «golden share» que o Estado detém na empresa.

Na reunião, marcada para as 15h00, os accionistas irão deliberar sobre as alterações dos estatutos da empresa relativamente aos direitos especiais das acções detidas pelo Estado, conhecidas como «golden shares», «no sentido da sua supressão», como divulgou a PT no final de Junho, escreve a Lusa.

Na altura, a operadora lembrou que o fim dessas «acções douradas» do Estado pressupunha a modificação da lei em vigor, adiantando que a empresa estava em fase avançada de preparação da legislação competente.

Na nota, a PT explicava que o presidente da mesa da assembleia geral de accionistas recebeu um pedido de convocação da assembleia, «subscrito pelo Estado português, através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, pela Caixa Geral de Depósitos, SA e pela Parpública - Participações Públicas SGPS, SA».

Estas entidades detêm, no seu conjunto, 6,070057 por cento do capital social da PT.

O fim dos direitos especiais do Estado na EDP e na Galp e da «golden share» na Portugal Telecom (PT) decorre do acordo com a troika e foi aprovado no Conselho de Ministros de 5 de Julho.

A assembleia geral da EDP foi convocada para o dia 25 de Agosto, enquanto a reunião magna da Galp está agendada para 03 de Agosto.
Continue a ler esta notícia