PT reporta dados controversos sobre clientes - TVI

PT reporta dados controversos sobre clientes

Zeinal Bava, presidente PT

Regulador denuncia disparidades entre dados que a Portugal Telecom deu sobre clientes que têm os três serviços - TV, telefone e Internet - e aqueles que comunicou à CMVM

Relacionados
A Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM, denunciou esta segunda-feira uma «disparidade» entre o número de clientes triple play da Portugal Telecom (PT) reportados pela empresa no primeiro trimestre e os que a operadora divulgou no seu site e comunicou à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM).

A ANACOM considerou que «a informação divulgada pela PT é utilizada numa campanha publicitária que realça a liderança do Meo no serviço triple play - TV, Voz e Internet de Banda Larga - », pelo que remeteu o assunto à Direção-Geral do Consumidor, entidade com competência na matéria, indicou o regulador através de um comunicado, citado pela Lusa.

A ANACOM informou que contatou a PT com o objetivo de ser esclarecida sobre os dados relativos ao primeiro trimestre de 2012 e constatou que «a operadora utilizou diferentes critérios de contabilização para apuramento do número de clientes triple play do Meo no período em causa».

A Autoridade recorda que na informação divulgada nos meios de comunicação social, na sua página na Internet e num comunicado enviado à CMVM no dia 4 de junho, a PT afirmava ter 728 mil clientes, quando antes o número era de 665.244 clientes.

«A diferença face aos 665.244 clientes reportados à ANACOM prende-se com o critério adotado na contabilização, já que na informação que enviou à CMVM a PT considera clientes triple play do Meo aqueles «que subscreveram a um único operador três serviços, associados a apenas uma conta de cliente, numa oferta em pacote ou não. Os serviços podem ser de marcas diferentes», revelou a ANACOM, acrescentando que na informação divulgada «a PT afirmava que os 728 mil clientes davam ao Meo a liderança do mercado triple play.



Como o critério utilizado pela operadora é diferente daquele que usa no reporte de informação» ao regulador, a ANACOM esclarece que «aquele número não é passível de confirmação por parte desta Autoridade».

Se assim for, a Zon lidera o setor, com 715.656 clientes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE