Reforço de capital: BCP troca títulos de dívida - TVI

Reforço de capital: BCP troca títulos de dívida

Carlos Santos Ferreira, BCP

Banco quer assegurar rácio de capital de 9% no final deste ano

O BCP anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma oferta de troca de títulos de dívida, numa operação destinada a reforçar os capitais próprios do banco liderado por Carlos Santos Ferreira. As acções do BCP são as que mais derrapam em bolsa a esta hora: 4,1% para os 18 cêntimos por papel.

O banco explica, num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM),que esta operação se insere no objectivo definido pela instituição de atingir um rácio de capital ( Core Tier I) de 9 por cento no final deste ano.

A oferta destina-se a detentores de acções perpétuas preferenciais e títulos subordinados emitidos pelas filiais BCP Finance Bank e BCP Finance Company.

A contrapartida é «constituída por novos instrumentos de dívida com um valor unitário de 50 mil euros emitidos ao abrigo do seu Euro Note Programme» e sem prejuízo da entrega de um montante numerário correspondente aos juros corridos dos instrumentos trocados.

Os participantes têm a possibilidade de optar por receber instrumentos de dívida sénior com um cupão de 9,25% e um prazo de 3 anos ou, em alternativa, instrumentos de dívida subordinada com um cupão de 13% e um prazo de 10 anos.
Continue a ler esta notícia