Reformas «profundas» de Gaspar «estão erradas» - TVI

Reformas «profundas» de Gaspar «estão erradas»

Vítor Gaspar, ministro das Finanças e primeiro-ministro Pedro Passos Coelho - aprovação do OE 2012

Investigador e especialista em economia avalia panorama económico e critica actuação do actual Governo

Relacionados
O economista Pedro Lains garante que a visão do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, sobre o caminho de Portugal para superar a crise económica, está errada. De acordo com o especialista, a solução não passa pela imposição de «profundas reformas estruturais» - referidas pelo ministro - desde o anúncio do Orçamento do Estado para 2012 - como criadoras de «potencial para lançar as bases do crescimento».

Em entrevista à Agência Financeira, Pedro Lains acusou o actual Governo de ter tomado posse com a «pretensão» de que «tudo era fácil», e que «bastava uma mudança» de executivo: «os problemas que vivemos actualmente são muito mais profundos do que uma alteração na governação, e as soluções são muito mais difíceis do que isso».

À margem da análise da sua mais recente obra «História Económica de Portugal: 1143 - 2010», o professor explicou que as crises económicas não se resolvem com projectos-lei, novos planos estruturais ou «reformas atrás de reformas» que, num passo, «pretendem mudar tudo».

Pelo contrário, disse, o Governo deveria preocupar-se em resolver questões de «conflitos de interesse, que existem, e com a corrupção».

Questionado sobre uma possível solução para criar crescimento económico, Pedro Lains deixou o conselho: «Uma coisa que as obras de história económica podem ensinar às pessoas é que antes de analisar factores políticos e sociais, é preciso analisar a economia do país, a cada momento». Para o economista, esse é o início de um caminho «importante para mudar a história económica».
Continue a ler esta notícia

Relacionados