Relatório da PwC prova que medição de audiências pela GFK «não é credível» - TVI

Relatório da PwC prova que medição de audiências pela GFK «não é credível»

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Presidente da RTP pede solução «urgente», que passa pela substituição do painel

Relacionados
O presidente da RTP, Guilherme Costa, disse hoje que a auditoria da PWC ao sistema de medição de audiências da GfK prova que os resultados deste «não são credíveis» e pede uma solução «urgente», que passa pela substituição do painel, escreve a agência Lusa.

O responsável da RTP convocou esta quinta-feira uma conferência de imprensa, após análise do Conselho de Administração da RTP ao relatório final da auditoria da consultora PriceWaterHouse Coopers, para considerar que este «conclui que o painel de medição de audiências em Portugal não é representativo» uma vez que a «amostra não é probabilística», mas baseada em quotas.

«De um painel não representativo não é possível extrapolar para a população. Os resultados do atual sistema de medição de audiências não são credíveis e o sistema não serve», disse Guilherme Costa.

O presidente da RTP citou ainda pareceres pedidos a especialistas universitários em probabilidades e estatísticas (Universidade Nova de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Católica), em que estes referem os problemas do painel, sobretudo quanto às amostras por quotas, que não são apropriadas à medição de audiências em televisão.

«O uso de amostras não aleatórias é fatal», disse Guilherme Costa, citando o parecer de Dinis Pestana, professor da Universidade de Lisboa.

Para o presidente da RTP, a conclusão destes documentos é que «o painel tem de ser substituído», já que não é possível «continuar nesta situação pantanosa e de falta de credibilidade do sistema medição audiências em Portugal».

«É urgente encontrar uma solução», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados