É um clássico no mercado automóvel: a Renault 4L comemora hoje meio século de existência. Nasceu para substituir o Renault 4 cavalos e competir com o Citröen 2 cavalos e por isso, o Renault 4 ou 4L tinha de ser barato.
Como afirmou em tempos o presidente da marca, o modelo tinha de ser como as calças de ganga: «versátil, moderno e para todas as ocasiões», escreve a «TSF».
O modelo rapidamente se tornou no terceiro carro mais vendido em todo o mundo, com mais de oito milhões de viaturas matriculadas atrás do Wolkswagen carocha e do Ford T.
Note-se que este foi o primeiro Renault com tracção dianteira, tinha três velocidades, 600 centímetros cúbicos, 20 cavalos e muito jeito para terrenos complicados.
O Renault 4L foi fabricado em quase 30 países, incluindo Portugal, e teve várias versões desde a furgoneta à 4 por 4.
Renault 4L comemora hoje meio século de existência
- Redação
- LF
- 3 ago 2011, 15:37
Presidente da marca automóvel referiu, quando o modelo estava a ser criado, que o Renault 4L tinha de ser como as calças de ganga: «versátil, moderno e para todas as ocasiões»
Continue a ler esta notícia