Repsol teve prejuízos de 113 milhões em 2012 em Portugal - TVI

Repsol teve prejuízos de 113 milhões em 2012 em Portugal

Contração da procura contribuiu para as perdas

A petrolífera espanhola Repsol teve prejuízos de 113 milhões de euros em Portugal no ano de 2012, resultado da contração da procura e aos «constrangimentos» do setor na escala ibérica, revelou a empresa.

«O resultado líquido negativo de 113 milhões compara com os 19 milhões positivos em 2011 e deriva da contração da procura, sobretudo na área química, devido aos constrangimentos que este negócio vive sobretudo à escala ibérica e onde ainda se destaca o impacto de uma paragem plurianual em cumprimento das normas aplicáveis àquele tipo de complexo industrial», nota a Repsol em comunicado citado pela Lusa.

A Repsol informa ainda que principais sociedades do grupo em Portugal, «correspondentes às atividades de distribuição de combustíveis, gás GPL e industriais na área da petroquímica», atingiram 1.200 milhões de euros em ativos líquidos em 2012.

Por sua vez, o volume de negócios das três principais sociedades (Repsol Portuguesa, Repsol Gás Portugal e Repsol Polímeros) totalizou 3 mil milhões de euros, «dando seguimento à consolidação da atividade em Portugal, valor semelhante ao do ano transato por consequência do aumento do valor dos produtos transacionados e redução do volume de procura».

Já no que refere aos recursos humanos, o volume de emprego «manteve-se estável, com 1.224 empregos diretos», salientando a Repsol que a Gespost, «empresa de gestão das estações de serviço próprias (...) continua a desenvolver de forma voluntária um programa de geração de emprego para cidadãos portadores de deficiência, que conta já com 3% dos seus colaboradores».
Continue a ler esta notícia