Repsol vai investir mais de 19 mil milhões até 2016 - TVI

Repsol vai investir mais de 19 mil milhões até 2016

Petróleo

Petrolífera quer alcançar lucros de 3 mil milhões nesse ano

O Plano Estratégico para o período 2012-2016 da Repsol prima pelo otimismo: a petrolífera espanhola vai investir 19.100 milhões de euros nos próximos quatro anos e quer atingir, em 2016, lucros líquidos de 3.000 milhões de euros.

No comunicado remetido à Comissão espanhola do Mercado de Valores (CNMV), a empresa explica que multiplicará 1,8 vezes os lucros conseguidos no ano passado, elevando o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e provisões) para os 4.100 milhões de euros.

Uma «sólida» posição financeira permite à empresa financiar os investimentos previstos no plano anunciando esta terça-feira, gerando, além disso, entre 8.100 e 8.600 milhões de euros destinados a dividendos e à redução da dívida, nota a Lusa.

Nos próximos quatro anos, o grupo conta realizar desinvestimentos seletivos em ativos não estratégicos num valor de entre 4.000 e 4.500 milhões de euros.

A estratégia centra-se em quatro pilares: «o alto crescimento do upstream [extração], a maximização do retorno do downstream [logística das vendas] e do GNL (gás natural liquidificado), a solidez financeira e a retribuição competitiva para os acionistas».

Cerca de 80% dos investimentos serão dirigidos para a área de upstream, sendo que a produção de hidrocarbonetos aumentará a uma média anual de 7% para atingir, em 2016, os 500 mil barris de petróleo equivalente por dia.

A atividade de exploração e produção vai centrar-se em 10 projetos que a empresa considera «chave» para o seu crescimento, entre os quais Brasil, Estados Unidos, Rússia, Espanha, Venezuela, Perú, Bolívia e Argélia.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE