Ricoh: dispensa de trabalhadores não afecta Portugal - TVI

Ricoh: dispensa de trabalhadores não afecta Portugal

(arquivo)

Grupo avançou plano para reduzir 10 mil trabalhadores em todo o mundo

Relacionados
O director-geral do empresa de equipamentos de escritório e câmaras digitais Ricoh Portugal garantiu esta quinta-feira que não haverá despedimentos apesar de o grupo internacional ter avançado um plano para reduzir 10 mil trabalhadores em todo o mundo.

«Em Portugal não vamos diminuir um único posto de trabalho. Pelo contrário, até estamos a recrutar», afirmou o director-geral, Castro Lemos, depois do anúncio do grupo em Tóquio.

Segundo aquele responsável, o plano de dispensas anunciado pelo grupo deve-se sobretudo às sinergias conseguidas com aquisições realizadas nos últimos anos.

Os despedimentos «têm fundamentalmente a ver com sinergias que implicam redução de postos de trabalho» na sequência de aquisições que a Ricoh fez sobretudo na Europa, explicou Castro Lemos, sublinhando que «em Portugal isso não aconteceu».

O responsável da empresa em Portugal desvalorizou, no entanto, o anúncio avançado em Tóquio, referindo que o grupo emprega «cerca de 110 mil pessoas» e que o plano de rescisões é para ser cumprido a três anos.

«Serão 3 mil e tal pessoas (dispensadas) por ano, o que é imperceptível», disse.

Recorde-se que o fabricante japonês de equipamentos de escritório e câmaras digitais Ricoh anunciou esta manhã que vai eliminar 10 mil postos de trabalho, cerca de 10 por cento da sua mão-de-obra, nos próximos três anos para reduzir custos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados