Cada visitante do Porto e da região vinhateira envolvente gasta, em média, 78,4 euros em produtos ou serviços característicos do enoturismo.
O estudo é da responsabilidade da associação de Redes de Capitais dos Grandes Vinhedos (RCGV) e foi, pela primeira vez, esta quarta-feira apresentado em Portugal, na conferência internacional Oporto Wine Tourism, a decorrer no Palácio da Bolsa, no Porto.
Durante a apresentação os autores revelaram que Florença, em Itália, é a cidade-membro daquela associação que mais investe nos produtos de vinicultura portuense, com 146 euros gastos, em média, por cada visitante.
Logo a seguir estão os norte-americanos - cada turista dos EUA gasta cerca de 136,5 euros.
Os mesmos dados revelam ainda que, para 68,9 por cento dos 454 inquiridos, a principal vantagem que as empresas e os produtores de vinho encontram nas actividades relacionadas com o enoturismo é o «benefício da imagem».
Outra conclusão dá conta que, para 63,3% dos entrevistados, o enoturismo é «uma boa alternativa para enfrentar períodos de crise económica», cita a agência Lusa.
A conferência prolonga-se até à próxima quinta-feira e durante esse período, 20 especialistas em turismo, vinho e gastronomia irão discutir o enoturismo enquanto motor económico local e regional.
Sabia que cada turista gasta em média 78 euros?
- Redação
- SC
- 9 nov 2011, 18:31
Estudo revela que visitantes de Florença são os que mais despendem em enoturismo
Continue a ler esta notícia