Salão de Detroit levanta o véu aos carros de 2012 - TVI

Salão de Detroit levanta o véu aos carros de 2012

Ford, Mercedes e Toyota são alguns destaques do certame

Relacionados
O maior evento automóvel do ano, o Salão Automóvel de Detroit, abriu portas esta segunda-feira, mas só a imprensa teve, para já, direito a espreitar as novidades deste ano.

Os demais aficcionados deste sector só poderão ver de perto as «bombas» de 2012 a partir do próximo sábado. Certo é que este evento promete ser o mais exuberante dos últimos anos e nós fazemos uma antevisão daquilo que pode encontrar.

Muitos fabricantes estão, este ano de 2012, em recuperação económica e conseguem, por isso, trazer «mais brilho» ao evento, que levanta o véu a 32 estreias mundiais, de acordo com o «Los Angeles Times».

A Nissan Motor Co, por exemplo, está de volta, aos palcos daquela cidade dos Estados Unidos da América, após uma ausência de três anos. Para mostrar à organização a aposta na exposição, a fabricante japonesa leva ao público a nova Nissan Pathfinder 2012 - concebida para se adaptar a qualquer tipo de terreno.

Sobre a maior participação das marcas nesta edição do evento, o director executivo do Salão explicou que «tem sobretudo a ver com a economia, não há dúvida». Em entrevista ao «LA Times» Rod Alberts informou que o salão será palco de estreias das novas gerações do Ford Fusion e Honda Accord - dois dos maiores pesos pesados do mercado automóvel mundial.

Também o grupo Chrysler representa, este ano, um regresso, no corpo do renovado Dodge Dart. De acordo com o jornal «Motorpasion», esta é «talvez a melhor arma do Grupo para o segmento dos compactos». Pouco se conhece sobre este veículo, para além do facto de ser inspirado na arquitetura do Alfa Romeo Giulietta, mas o véu será levantado, precisamente, no Salão de Detroit.

De resto, as novidades aparecem pela mão da Mercedes, que apresenta a nova versão do desportivo Mercedes-Benz SL, que significa «super leve»; a segunda geração do Acura RDX, o sedã de luxo ILX, com opção híbrida; o Buik Encore, da GM e o Porsche 911 Cabrio são algumas das novidades que podem ser apreciadas naquele salão.

As marcas de luxo também têm lugar de destaque no evento. O Cadillac, da General Motors Co, vai também revelar o novo desportivo ATS sedan - o veículo que espera ser o concorrente do BMW série 3, o líder do mercado automóvel.

Também o Lexus, a arma da Toyota MotorCorp - vai exibir o seu LF-LC, o coupé híbrido desportivo.

Segundo o responsável pelo design, da marca, Kevin Hunter, «este carro simboliza um novo passo, a nova paixão pelos automóveis e o rumo que queremos seguir com o Lexus».

Em apenas duas palavras, Hunter resumiu o novo Lexus como «sexy e agressivo».

O Salão Automóvel Internacional da América do Norte - nome oficial do evento - está, durante dois dias, aberto apenas à comunicação social e aos profissionais do ramo automóvel e ao grande público a partir do dia 14 de Janeiro e até ao dia 22.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos