Salão de Genebra marcado por tecnologia a bordo dos carros - TVI

Salão de Genebra marcado por tecnologia a bordo dos carros

Dá para consultar Facebook, ir à Internet e ainda seguir pelo caminho menos congestionado

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As marcas automóveis estão a concentrar os seus esforços na tecnologia de bordo dos carros, de forma a que os clientes consultem o Facebook, vão à internet, ouçam rádio e, ao mesmo tempo, o computador calcule o caminho menos congestionado, exibindo em direto informações sobre o trânsito.

São estas novidades valorizadas no Salão Automóvel de Genebra, que decorre até 18 de março, e, muito provavelmente, num futuro muito próximo, antes de comprar um carro, o cliente irá precisar mais de uma formação sobre como manusear todas estas tecnologias do que propriamente um teste ao volante do modelo.

Invejosos de um mercado em expansão, como são as aplicações para os telemóveis, a Associated Press refere que fabricantes como a Ford e a Mercedes irão desvendar no maior salão da Europa os seus mais recentes esforços para puxar os mais jovens clientes que consideram um smartphone mais atraente do que um carro despido de tecnologia.

A Ford lançou o seu sistema SYNC para os condutores europeus, incluindo-o no seu novo carro familiar B-Max, a ser lançado no mercado este ano. O SYNC - já disponível nos Estados Unidos - permite que faça telefonemas apenas com comando de voz, lê as suas mensagens de SMS e Twitter ou transmite música através da internet em streaming.

Mas há mais: em caso de acidente, quando o airbag é acionado, o sistema chama automaticamente um número de emergência, relata o local do carro com base nas coordenadas GPS.

Este tipo de sistemas podem contribuir para uma condução muito mais agradável e ajudar a facilitar o congestionamento rodoviário, mas especialistas como o antigo diretor tecnológico da Ford, Richard Parry-Jones, representam também «alguns riscos».

Em declarações à Associated Press, Richard Perry-Jones, adianta que «ainda há muito a fazer para garantir a segurança e a compatibilidade».

Além disso, a questão da privacidade «pode tornar-se um problema, tal como as aplicações para telemóveis que controlam a localização dos clientes», refere, acrescentando que «é uma preocupação mas não é um problema insolúvel».

A empresa norte-americana Harman - mais conhecida pelos seus sistemas hi-fi - foi um dos primeiros a ver o potencial dos sistemas de bordo que conectam os condutores com os telemóveis e a internet.

A Harman já faz sistemas sofisticados para os fabricantes de automóveis premium como a Mercedes, a Lexus ou a BMW. Em Genebra apresentou um sistema de nova geração que permite reconhecer diferentes condutores de um carro e personalizar as várias aplicações às necessidades de cada um.

Mas, no meio da euforia geral sobre aplicações em carros, algumas marcas são mais cautelosas. Pitt Moos, responsável dos carros elétricos Smart, afirma que os fabricantes precisam de se certificar de que os clientes realmente querem todas estas aplicações e se pretendem estar on-line permanentemente.

«Há um risco de um exagero de tecnologia», disse, acrescentando que a Smart está concentrada em facilitar que os condutores consigam remotamente saber qual a carga da bateria do carro do que saber o estado deles no Facebook.
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