Sarkozy pede a Bruxelas mais regulação nos mercados - TVI

Sarkozy pede a Bruxelas mais regulação nos mercados

Sarkozy e Angela Merkel

Produtos financeiros derivados foram inicialmente concebidos como instrumentos de cobertura de risco mas acabaram «desvirtuados»

Relacionados
A França enviou uma carta à Comissão Europeia a pedir que esta tome uma iniciativa para melhorar a regulação dos mercados financeiros de matérias primas, umas das prioridades de Paris na véspera da sua presidência do G20, anunciou o governo francês citado pela Lusa.

Numa carta conjunta, os ministros da Economia, Christine Lagarde, da Energia, Louis Borloo, e da Agricultura, Bruno Le Maire, afirmaram que a legislação em vigor é «insuficiente».

De acordo com os governantes, é «desejável une iniciativa europeia que estabeleça os princípios comuns de regulação de todos os derivados de matérias-primas e similares».

A iniciativa poderá ver a luz do dia em Setembro, de acordo com os ministros que escreveram a carta, assim que o comissário europeu do Mercado Interno e destinatário da carta, Michel Barnier, apresentar as suas propostas gerais de regulação dos mercados.

«Na perspectiva da presidência francesa do G20 [em 2011], é necessário ter primeiro um debate a nível europeu», considera Paris, referindo-se à presidência do grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.

Os produtos financeiros derivados foram inicialmente concebidos como instrumentos de cobertura de risco, permitindo aos operadores protegerem-se em caso de grandes flutuações.

No entanto, segundo o governo francês, estes produtos foram-se progressivamente «tornando em activos financeiros como os outros, utilizados por actores não-comerciais, como por exemplo os fundos de alto risco».
Continue a ler esta notícia

Relacionados