SATA: trabalhadores fazem pré-aviso de greve - TVI

SATA: trabalhadores fazem pré-aviso de greve

Arquivo

Funcionários estão contra a promoção apenas temporária dos assistentes de bordo a chefes de cabine

Relacionados
Vai ser só em Julho e Agosto, mas os funcionários da companhia aérea SATA efectuaram um pré-aviso da greve, esta quarta-feira. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) está em pé de guerra com a transportadora aérea, acusando-a de cometer uma ilegalidade ao promover assistentes de bordo a chefes de cabine só por um determinado período de tempo.

Aviação: mais um euro para taxa de combustível

«Gostávamos de saber se noutros sectores da empresa também se promove directores a presidente ou chefe e se depois voltam novamente a cargos anteriores», contestou um membro do SNPVAC, Henrique Martins, segundo a agência Lusa.

O pré-aviso de greve funciona assim como estratégia para demover a empresa no que diz respeito à aplicação daquela medida. O sindicato é claro nos seus objectivos: «Temos que ser tratados com a dignidade que merecemos, caso contrário partimos para a greve».

A contestação subiu de tom pelo facto de terem sido promovidos assistentes de bordo a chefes de cabine, mas apenas enquanto seis funcionárias se encontram em licença de maternidade.

A SATA coloca-se à defesa, argumentando que a substituição temporária de chefes de cabina está prevista na lei e que se trata apenas de um «acto racional de gestão de recursos», segundo o porta-voz da companhia, José Gamboa.

Por isso, a SATA «mantém a decisão e está consciente e de boa fé, porque é uma decisão legal, que não viola o Acordo de Empresa e que não melindra a competitividade da empresa».

Certo é que, a concretizar-se, esta greve vai condicionar o tráfego aéreo que é de grande intensidade naqueles meses de verão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados