Seguros: quem lidera ramo Vida? - TVI

Seguros: quem lidera ramo Vida?

Agência Financeira

Grupo CGD está em primeiro no mercado ibérico

Relacionados
As seguradoras do Grupo CGD lideram o segmento Vida no conjunto dos mercados português e espanhol, com uma quota de quase 12%, enquanto no ramo Não Vida o grupo é o nono maior ibérico em 2010.

De acordo com os dados do Instituto de Seguros de Portugal e seu homólogo espanhol, a que a Lusa teve acesso, a Fidelidade Mundial, Império Bonança, Multicare, Cares e Via Directa (OK! Teleseguros), seguradoras que formam o Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), têm um volume de prémios de 4,5 mil milhões de euros no ramo Vida - seguros de vida, fundos de investimento e seguros de capitalização.

Já no segmento Não Vida - automóvel, acidentes pessoais, viagem, habitação, indústria, comércio - as companhias do grupo financeiro público têm uma quota de mercado de 3,2%, com um valor de 1,145 mil milhões de euros, ficando, em termos combinados, com o segundo lugar do ranking segurador ibérico, com uma quota próxima dos 8%.

Segundo os dados disponibilizados pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP) e pelo homólogo espanhol (ICEA), a que a agência Lusa teve acesso, a Mapfre é a maior companhia seguradora ibérica, com um volume de prémios de 8,65 mil milhões de euros e uma quota de mercado de 11,7%.

Segue-se-lhe o Grupo CGD, com um valor de 5,7 mil milhões de euros, o Grupo Caixa Adeslas com 5,64 mil milhões de euros, a suíça Zurich (5 mil milhões de euros), a francesa Axa (3,7 mil milhões de euros) e a alemã Allianz (3,5 mil milhões de euros).

Depois, surgem as seguradoras do Grupo Santander (3,3 mil milhões de euros), do Grupo Caser (2,5 mil milhões de euros), da italiana Generali (2,4 mil milhões de euros) e do Grupo Catalana Occidente (2 mil milhões de euros).

O Grupo Banco Espírito Santo (BES) está na décima primeira posição (1,98 mil milhões de euros), logo seguido do Grupo BCP/S&P (1,94 mil milhões de euros).

Os números relativos a 2010 mostram que existem na Península Ibérica 21 seguradoras com um volume de prémios anual total superior a mil milhões de euros.

Conforme foi anunciado na quarta-feira, o resultado líquido agregado das seguradoras do Grupo CGD ascendeu a 93,4 milhões de euros em 2010, uma subida homóloga de 294%.

Já o negócio segurador cresceu 27,8% no ano passado face a 2009, atingindo um volume de prémios de 5,7 mil milhões de euros.

«A área seguradora da CGD reforçou a sua liderança no mercado português, com uma quota de mercado total de 34,5%, sendo a quota no Ramo Vida de 37% e no Ramo Não Vida de 27,1%», lia-se no comunicado de imprensa então divulgado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE