Sites de busca de emprego aderem às redes sociais - TVI

Sites de busca de emprego aderem às redes sociais

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«Permite-nos estar perto dos utilizadores»

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À semelhança do que tem acontecido um pouco por todo o mundo, os sites de busca de emprego em Portugal já aderiram à «moda» das redes sociais. O Facebook é a rede social preferida, embora o Twitter também figure na lista das preferências dos operadores dos sites.

A Agência Financeira contactou dois dos principais sites de busca de emprego, o «Net-Empregos» e o «Carga de Trabalhos», ambos aderiram às redes sociais há cerca de um mês e estão bastante satisfeitos com o resultado: aliás, cada vez mais as redes sociais funcionam como branding.

«Utilizamos estas redes sociais como mais um canal para a divulgação do site e das ofertas de emprego ¿ revela Rui Encarnação, responsável pelo Net-Empregos - criámos ligações automáticas, através das API's das plataformas, que nos permitem publicar nas redes sociais, em tempo real, todas as ofertas de emprego que são inseridas no nosso site. Desta forma os nossos «amigos» podem receber nas redes sociais, as actualizações e novidades em relação ás ofertas de emprego. Para além disso criamos também páginas de fóruns dentro das redes sociais para permitir uma maior interacção entre os utilizadores».

Redes sociais: que vantagens?

Aquele que é considerado o maior site de procura de emprego em Portugal tem mais de 4.700 seguidores no conjunto das três redes sociais (Facebook, Twitter e Hi5), a que aderiu há cerca de um mês.

O «Carga de Trabalhos» não estava à espera de uma adesão «que excedeu largamente as expectativas». O maior site especializado em empregos na área da comunicação tem 1.800 seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter e Hi5), e utiliza-as para divulgar conferências, notícias relacionadas com a área, e claro está, para divulgar as tão procuradas ofertas de emprego.

Ricardo Dias, publicitário e mentor do site, sublinha que as redes sociais proporcionam um feedback bastante bom acerca do trabalho do site e permite perceber o perfil dos utilizadores.

«Quando resolvi inserir uma declaração no Carga sobre a recusa de estágios não remunerados, percebi o impacto que causou. Nas redes sociais conseguimos ver quando e como somos citados, o que nos permite saber o que pensam os utilizadores dos conteúdos que inserimos», acrescenta.

Para além da vantagem de gerar tráfego e visitas para o nosso site, a divulgação das marcas é outra das vantagens da adesão às redes sociais. Rui Encarnação defende que o objectivo do «Net-Empregos» é também fazer branding e, por isso, as redes sociais servem perfeitamente essa função.

«Permite-nos estar perto dos utilizadores. Em relação ainda ao Facebook, por exemplo, estamos a utilizar os serviços de publicidade paga para ajudar a divulgar o nosso site. Este serviço de publicidade ainda não tem comparação possível com os serviços de publicidade do Google, que é o nosso principal meio de publicidade, tanto em qualidade como em quantidade de visitantes, mas é mais um complemento na nossa estratégia de publicidade», diz o operador.
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