Sonae Capital lucra 12,6 milhões no 1º semestre - TVI

Sonae Capital lucra 12,6 milhões no 1º semestre

Belmiro de Azevedo

Empresa tinha registado prejuízos na primeira metade do ano passado

Relacionados
A Sonae Capital encerrou o primeiro semestre deste ano com um lucro de 12,6 milhões de euros, um valor que compara com um prejuízo de 5,5 milhões de euros registado em igual período de 2010, anunciou a empresa em comunicado.

«O resultado líquido ascendeu a 15,8 milhões de euros positivos no segundo trimestre e 12,6 milhões de euros no semestre, comparativamente com 0,4 milhões de euros negativos e 5,5 milhões de euros negativos nos períodos comparáveis do ano anterior», afirma.

A empresa afirma que os resultados «foram significativamente influenciados pela mais-valia de 20,3 milhões de euros gerada na alienação da participação de 50% que o detinha na TP ¿ Sociedade Térmica Portuguesa».

Nos primeiros seis meses do ano, o volume de negócios da Sonae Capital totalizou 64 milhões de euros, uma queda de 11 por cento, essencialmente devido «a Desenvolvimento de Resorts, que registou uma quebra de 6,3 milhões de euros no volume de negócios comparativamente com o período homólogo do ano anterior, espelhando um volume inferior de vendas de imobiliário no Troiaresort».

O EBITDA (lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização) foi negativo em 3,3 milhões de euros no semestre, sendo marginalmente positivo em 0,1 milhões de euros no segundo trimestre do ano.

Entre Janeiro e Junho, o investimento bruto da Sonae Capital totalizou 8,6 milhões de euros, 4,6 milhões de euros dos quais incorridos no segundo trimestre do ano.

«Esta parcela reflecte a conclusão dos trabalhos de construção do Centro de Eventos Aqualuz (inaugurado a 29 de abril de 2011) e da remodelação da unidade hoteleira Aqualuz troiario, e a segunda tranche relativa ao projecto de cogeração no Colombo (com conclusão esperada no terceiro trimestre do ano)», refere o grupo.

O endividamento líquido diminuiu 22,4 milhões de euros em relação ao final de 2010, situando-se nos 254,8 milhões de euros a 30 de Junho.

Este valor, refere a Sonae Capital, já inclui o impacto do encaixe de 37,2 milhões de euros gerados na venda da TP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados