Sonae entra em três países com cadeia Zippy - TVI

Sonae entra em três países com cadeia Zippy

binóculos

Empresa vai explorar mercados da Geórgia, Arménia e Azerbeijão

A Sonae vai alargar a presença na região do Cáucaso através da cadeia de vestuário Zippy, com entradas nos mercados da Geórgia, Arménia e Azerbeijão nos próximos quatro anos, disse esta quinta-feira à Lusa fonte oficial do grupo.

O plano de expansão prevê a abertura de cinco lojas da marca de vestuário para crianças Zippy, sendo que a primeira unidade será inaugurada ainda este ano no Azerbeijão, adiantou a mesma fonte, escusando-se a avançar dados de investimento.

A entrada da Zippy nestes mercados realiza-se através de uma estratégia, que o grupo classifica de capital light, já que a Sone alargou o acordo de franchising que já existia para a região do Médio Oriente com o grupo Fawaz Alhokair.

«A expansão da Sonae SR na comunidade de Estados independentes enquadra-se na estratégia de internacionalização da Sonae, que aproveita as marcas distintivas desenvolvidas pelo grupo em Portugal e que apresentam vantagens competitivas noutros mercados face aos concorrenes já instalados», refere o presidente executivo da Sonae SR, Miguel Mota Freitas, num comunicado.

O reforço no mercado do Cáucaso «contribui para o reforço progressivo das receitas internacionais da Sonae, ao mesmo tempo que nos permite beneficiar da exposição a mercados em desenvolvimento com maiores níveis de crescimento económico», concluiu o responsável da Sonae SR, responsável pela área do retalho não alimentar do grupo de Belmiro Azevedo.

No total, Géorgia, Arménia e Azerbeijão têm cerca de 17 milhões de consumidores e o seu poder de compra tem vindo a aumentar nos últimos anos.

O grupo Alhokair Fawaz, através da subsidiária Alhokair Fashion Retail, é o maior grupo de retalho de moda no Médio Oriente, com quem a Sonae SR, que gere a cadeia Zippy, tem um acordo de franchising.

No final de junho, as marcas da Sonae SR totalizavam 136 lojas fora do país, 13 em regime de franchising, em Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Egito e Cazaquistão.

No ano passado, a Sonae SR registou uma faturação de 1.235 milhões de euros e, nos primeiros seis meses do ano aumentou as suas vendas internacionais em 20 por cento, face ao período homólogo de 2011, segundo a empresa.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos