Supermercados querem dar vacinas e fazer testes à urina - TVI

Supermercados querem dar vacinas e fazer testes à urina

Vacinas

Maior retalhista dos EUA quer expandir negócio

É o conceito de «tudo em um» levado ao extremo. Imagine uma ida ao supermercado, para comprar dois ou três artigos de mercearia em falta lá em casa, e imagine que aproveita para levar a vacina que tem em atraso e fazer um teste às alergias ou uma análise à urina. Parece descabido, mas pode tornar-se uma realidade nos EUA em breve, se a cadeia de supermercados Walmart levar a sua avante.

A maior retalhista norte-americana já enviou um pedido para potenciais parceiros no mês passado, que lhe permitiria tornar-se também no maior prestador de cuidados de saúde primários do país. A Walmart pretende disponibilizar serviços como vacinação, análises à urina e testes às alergias.

Os cuidados de saúde primários são um negócio particularmente rentável nos EUA. Um estudo recente estima que os custos com cuidados de saúde representarão um quinto do PIB norte-americano até ao final da década.



A retalhista assinou no mês passado um acordo com a Adena Urgent Care, que permitirá disponibilizar clínicas em algumas das suas superfícies comerciais.

A prestação de cuidados de saúde pode reforçar a reputação da Walmart como fornecedora de vários serviços num só local (chamados one-stop), juntando um novo ramo à sua lista, que inclui revisões automóveis, serviços de óptica e serviços financeiros. A Walmart tem «centros de dinheiro», que paga cheques e permite o pagamento de factures. Este serviço sofreu um boom desde que alguns dos grandes bancos nos EUA anunciaram que passariam a cobrar uma comissão pela utilização dos cartões de débito.
Continue a ler esta notícia