Swatch diz adeus à Madeira - TVI

Swatch diz adeus à Madeira

Alberto João Jardim - GREGORIO CUNHA/LUSA

Grupo muda subsidiária para a Suíça. Decisão tomada depois do arquipélago anunciar que as empresas estrangeiras a operar na Madeira vão passar a pagar impostos

Relacionados
A Swatch, o maior grupo de produtor de relógios, anunciou esta quinta-feira que vai deslocalizar a sua subsidiária da Zona Franca da Madeira para a Suíça.

As empresas estrangeiras a operar na Madeira têm sido isentas de pagar impostos. Uma medida que vai, agora, ter o seu fim. O arquipélago anunciou que vai alterar a sua legislação fiscal até ao final deste ano.

Em resposta, a Swatch preferiu abandonar a Zona Franca da Madeira e mudar-se para a Suíça.

A porta-voz do grupo, Beatrice Howald, disse que as alterações às leis fiscais na Madeira «foram um factor para esta decisão, mas não o único».

«Essa subsidiária serve como plataforma para as actividades do grupo no mercado europeu», explicou Beatrice Howald, confirmando a notícia publicada esta quinta-feira no jornal alemão «Handelszeitung».

«A empresa foi criada numa altura em que o euro ainda não existia. Hoje é mais simples manter a actividade na Suíça», adiantou a porta-voz do grupo.

A Swatch disse que 12 trabalhadores serão afectados com esta mudança, embora metade será convidada para trabalhar na Suíça.
Continue a ler esta notícia

Relacionados