TAP cai três lugares na lista das companhias mais seguras - TVI

TAP cai três lugares na lista das companhias mais seguras

TAP

Transportadora nacional foi ultrapassada pelas duas companhias dos Emirados Árabes Unidos (Emirates e Etihad Airways) e pela Eva Air, de Taiwan

A TAP desceu três lugares na lista das companhias aéreas mais seguras do mundo. A transportadora aérea nacional, que estava na quarta posição em 2011, caiu para o sétimo lugar no ano passado, na lista elaborada pela Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC).

A empresa foi ultrapassada pelas duas companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos (Emirates e Etihad Airways) e pela empresa de Taiwan, a Eva Air, mas continua no top 10 das mais seguras do mundo. A lista é encabeçada pela finlandesa Finnair.

No segundo posto está a Air New Zealand (Nova Zelândia) enquanto a Cathay Pacific (Hong-Kong) conquistou o terceiro lugar.

Frota da TAP é mais velha

A TAP não regista acidentes há mais de 30 anos e, segundo o relatório da JACDEC, a perda de posição da TAP deve-se sobretudo ao facto de a sua frota ter mais anos do que a média das outras frotas, sendo que a Emirates, a Etihad e a Eva Air renovaram recentemente os seus aviões.

O último acidente grave com aparelhos da TAP foi há mais de 33 anos, a 11 de novembro de 1977, quando morreram 131 pessoas. Nessa data, um Boeing 727-200 da companhia portuguesa caiu no mar, no Aeroporto do Funchal, na Madeira, depois de ter aterrado sob forte chuva e vento na antiga pista, mais curta do que a atual, e não ter conseguido levantar voo de novo.

Entre as grandes companhias aéreas europeias, a britânica British Airways surge na décima posição, tendo melhorado 10 lugares num ano, seguida pela alemã Lufthansa, na 11ª posição.

Low cost à frente de algumas companhias de bandeira

Olhando para as companhias europeias low cost, a Virgin Atlantic surge no 15º lugar, a Easyjet em 17º e a Air Berlin em 23º. Já nas companhias de bandeira, a KLM (Holanda), está no 27º lugar, a Air France (França) em 41º e a espanhola Iberia no 47º posto.

De notar que as brasileiras TAM e Gol estão no fim da lista, classificadas em 59º e 57º lugares, respetivamente. A TAM, que há três anos perdeu uma aeronave num acidente em que morreram 199 pessoas, o mais grave da história da companhia, fica à frente apenas da China Airlines (Taiwan) com oito perdas de aviões desde 1983 e 755 vítimas.

O relatório refere também que 2012 ficou marcado pelo ano em que houve menos acidentes desde que é contabilizada esta listagem (1983), com menos de 500 pessoas mortas em acidentes de aviação relativamente a 2011.
Continue a ler esta notícia