TAP lança 336 funcionários no desemprego - TVI

TAP lança 336 funcionários no desemprego

Empresa de gestão de bagagem Groundforce é responsável pelos prejuízos da TAP, e vai deixar de operar no Algarve

Relacionados
A Groundforce, empresa de handling (apoio de terra e bagagens) da TAP, vai encerrar as operações no aeroporto de Faro, avança a TVI. A decisão deixa mais 336 trabalhadores sem emprego.

De acordo com a TVI, a notícia será avançada esta tarde aos jornalistas numa conferência de imprensa, e pretende travar a derrapagem das contas.

Desde o primeiro trimestre do ano que a TAP está a negociar a venda da empresa, que controla em 49%. Em Março, o presidente da companhia, Fernando Pinto, afirmou que existiam dois firmes interessados.

Já em Agosto, e numa altura em que a privatização da TAP está na ordem do dia, a companhia aérea decidiu vender todo o capital da gestora de bagagens, depois de este negócio ter sido responsável por boa parte dos seus prejuízos de 3,5 milhões em 2009. A Groundforce registou perdas de 28 milhões de euros no ano passado e a previsão é de que este ano cheguem aos 19 milhões. Só no primeiro semestre do ano a Groundforce registou prejuízos superiores a 12 milhões de euros.

No seu plano estratégico da companhia para 2009-2012, a TAP definiu como uma das prioridades «concluir a alienação total do capital da Groundforce», objectivo que está definido no Relatório e Contas relativo o ano passado.

A Groundforce tem agendada para as 16:30 horas desta terça-feira uma conferência de imprensa onde a decisão deverá ser anunciada oficialmente.

Ministro já sabe e «lamenta»

Sindicato da Grounforce não foi avisado do encerramento
Continue a ler esta notícia

Relacionados