TAP: Parpública já entregou parecer técnico sobre privatização - TVI

TAP: Parpública já entregou parecer técnico sobre privatização

TAP

Documento foi entregue na sexta-feira ao Ministério das Finanças

Relacionados
O parecer técnico da Parpública sobre a privatização da TAP foi entregue sexta-feira ao Ministério das Finanças e à comissão de acompanhamento, anunciou uma fonte oficial, escusando-se a dar mais pormenores sobre o documento.

O parecer é uma das etapas formais necessárias para a conclusão do processo de venda da transportadora aérea nacional, e acontece no meio de um debate político marcado pelas críticas da oposição à «falta de transparência» da operação, adianta a Lusa.

As críticas não chegam, apenas, da oposição parlamentar. Também os trabalhadores da transportadora criticam o processo, tendo marcado para terça-feira uma marcha de protesto contra a privatização da companhia aérea, entre as instalações da empresa e o aeroporto de Lisboa.

«Uma vez que o Governo se prepara para, sem ter seguido os trâmites legais, anunciar a oferta da TAP a privados, dia 20 de dezembro a CT da TAP decidiu marcar um plenário de trabalhadores, a que se seguirá uma marcha lenta das instalações da companhia até ao aeroporto», disse Carmen Germano, da CT da TAP.

A representante dos trabalhadores criticou a falta de acesso a informação sobre o processo de venda da companhia, que foi a conselho de ministros na passada quinta-feira, tendo apenas um concorrente: o grupo Synergy.

O Governo já escolheu a comissão de acompanhamento à privatização da TAP e da ANA, que integra o antigo presidente da ANACOM Amado da Silva, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos António Sousa e o advogado Evaristo Mendes, confirmou fonte oficial.

A comissão de acompanhamento à privatização da TAP será liderada pelo reitor da Universidade Autónoma, José Manuel Amado da Silva, enquanto o processo da gestora portuária será presidida por António Sousa, antigo presidente da CGD e dono do fundo ECS Capital.

O empresário German Efromovich, dono do grupo Synergy, já entregou a proposta final para a compra de 95% do capital da TAP a 07 de dezembro, tendo sido o único concorrente a manter-se no processo até ao final.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos