TDT: chegou o dia do primeiro apagão - TVI

TDT: chegou o dia do primeiro apagão

Transição da televisão analógica para a digital está marcada para as 11 horas e 45 minutos

Relacionados
Chegou o dia do «apagão». A primeira fase de transição da televisão analógica para a digital tem início esta quinta-feira. A operação está marcada para as 11 horas e 45 minutos.

As populações de Alcácer do Sal, Melides e Sesimbra são as primeiras a receber a TV digital. O emissor de Palmela é o primeiro a ser desligado. É o passo inicial para a entrada da TDT no nosso país.

Anacom espera poucos sobressaltos

O desligamento do emissor de televisão analógica de Palmela deverá acontecer com menos sobressalto do que o tem sido vaticinado, segundo a Anacom, e com um «nível residual» de famílias afectadas com ecrãs a negro ¿ cerca de 10%.

«A expectativa é que este primeiro momento de desligamento a nível nacional aconteça com muito menos sobressalto do que aquilo que foram os vaticínios mais pessimistas», disse à Lusa o administrador do regulador, Eduardo Cardadeiro.

«Vai ser desligado a meio da manhã o emissor de televisão analógica de Palmela e depois todos os retransmissores que lhe estão ligados e, por isso, as famílias que ainda estejam dependentes desses emissores ficarão sem televisão».

O administrador adiantou que «haverá um slide a informar os cidadãos que eventualmente possam ficar nessa situação de que isto aconteceu de forma programada e indicando qual é o número de atendimento de TDT para onde podem ligar».

A cerimónia vai contar com a presença do ministro-adjunto e dos assuntos parlamentares, Miguel Relvas e com os presidentes da Portugal Telecom e da Anacom.

Ao contrário do que estava previsto, a transição na faixa costeira de Portugal Continental vai ser faseada.

O novo calendário, aprovado na semana passada, indica que o próximo apagão vai ser a 23 de Janeiro, no emissor da Trofa. E, no Poceirão, acertam-se os últimos pormenores para receber a TDT.
Continue a ler esta notícia

Relacionados