TDT: «revolução» televisiva começa hoje - TVI

TDT: «revolução» televisiva começa hoje

Alenquer é a primeira a desligar sinal analógico

É esta quinta-feira que arranca a «revolução» da Televisão Digital Terrestre. A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) vai hoje desligar o sinal analógico do retransmissor televisivo que serve a vila de Alenquer, a primeira localidade do país a ver TDT.

Numa cerimónia agendada para os Paços do Concelho, a ANACOM vai de forma simbólica desligar o sinal analógico, passando a população da vila de Alenquer a poder ver os quatro canais da televisão pública por sinal digital.

Trata-se da maior revolução televisiva desde o aparecimento dos televisores a cores, que vem não só melhorar a qualidade da imagem com a transmissão em alta definição, como também introduzir novas funcionalidades, tais como a pausa da emissão ou a gravação de programas para USB.

Porquê Alenquer?

«Como Alenquer fica num vale, viu sempre muito mal a televisão, por isso há uns anos instalaram um retransmissor só para a vila, mas mesmo assim as pessoas só conseguem ver os três canais e não vêem a TVI. A TDT é uma mais-valia, porque vem resolver os problemas e a qualidade da imagem é melhor», disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Jorge Riso.

Para o autarca, a maior preocupação reside em «perceber hoje se a população está ou não devidamente informada» acerca do sinal analógico para o digital, para a qual quem visualizava apenas os quatro canais da televisão pública teve necessidade de adquirir descodificadores do sinal digital para instalar em televisores antigos ou adquirir televisores tecnologicamente mais modernos.

A ANACOM estima que apenas 16% dos moradores na vila não têm televisores preparados para a TDT e, destes, 80% podem beneficiar do programa de incentivos à compra dos descodificadores.

Um inquérito feito à população revelou que 90% está informada sobre os passos a dar para se ligar à TDT. Note-se que a DECO recebeu mais de 206 pedidos de informação sobre TDT este ano, um quarto dos quais são denúncias de cidadãos que sentem que há um aproveitamento comercial dos operadores de televisão por subscrição.

Depois de Alenquer, o apagão analógico vai ocorrer a 16 de Junho no Cacém e a 13 de Outubro na Nazaré.
Continue a ler esta notícia