TDT: sinal analógico começa a ser substituído em Janeiro de 2012 - TVI

TDT: sinal analógico começa a ser substituído em Janeiro de 2012

ANACOM

Anacom avança com campanha de sensibilização sobre desligamento da televisão analógica apesar do sinal digital já cobrir 87% da população

A Autoridade das Comunicações (Anacom) anunciou esta terça-feira que o sinal analógico de televisão começará a ser desligado no dia 12 de Janeiro do próximo ano, sendo completamente substituído pelo sinal digital a 26 de Abril de 2012.

De acordo com a Anacom, a primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão - o chamado switch off - começa a 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores «que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental».

A segunda fase acontecerá a partir de 22 de Março do próximo ano e dirige-se às regiões autónomas da Madeira e Açores.

A terceira fase, a 26 de Abril, será a final e abrigará os emissores e transmissores restantes.

Antes do início destas datas, o switch off será feito em três zonas piloto para «afinar os procedimentos de preparação da cessação das emissões analógicas terrestres em todo o território, minimizando os riscos associados a tal operação», explica a Anacom em comunicado divulgado.

A Lusa acrescenta que a substituição do sinal nestas zonas piloto começa a 12 de Maio, deste ano, em Alenquer, seguindo-se o Cacém a 16 de Junho e terminando com Nazaré a 13 de Outubro.

Nestas três regiões, a operação envolverá as instituições do poder local e outras entidades locais relevantes para que o processo «decorra nas melhores condições».

O período de tempo entre cada «desligamento» servirá, segundo a entidade das comunicações, para «criar um intervalo de tempo que permite assegurar as melhores condições, técnicas e de comunicação, para que a transição para o digital se faça da melhor forma».

A Anacom adianta ainda que vai avançar com uma campanha de sensibilização da população sobre o desligamento da televisão analógica, apesar do sinal digital já cobrir cerca de 87% da população.
Continue a ler esta notícia