Telefónica dá razão à PT ao prever sinergias até 4,2 milhões - TVI

Telefónica dá razão à PT ao prever sinergias até 4,2 milhões

Zeinal Bava

Compra de 30% que PT tinha na operadora Vivo traduzir-se-á em 3,5 mil milhões mais de lucro para a Telefónica no fecho do terceiro trimestre

Relacionados
O jornal espanhol «El País» noticia que a Telefónica acabou por dar razão à Portugal Telecom com a previsão de sinergias pela compra do controle da Vivo para entre os 3,3 e os 4,2 mil milhões de euros.

Anteriormente, o grupo espanhol falava numa criação de valor entre os 3,3 e os 3,9 mil milhões de euros, mas a PT avisou desde logo que as sinergias geradas eram muito superiores às que estimavam os analistas.

A projecção foi divulgada na sexta-feira ao regulador do mercado espanhol pela operadora liderada por César Alierta.



De acordo com os valores divulgados, a compra de 30 por cento que a PT tinha na operadora Vivo traduzir-se-á em 3,5 mil milhões de euros mais de lucro para a Telefónica no fecho do terceiro trimestre.

No final deste mês, a Telefónica apresentará uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre as acções ordinárias da Vivo que não são de titularidade da Brasicel e que representam cerca de 3,8 por cento do capital.

Após esta oferta pública, a Telefónica seguirá avançando no processo de integração das actividades de Telesp e Vivo.

A Portugal Telecom anunciou a 28 de Julho ter chegado a acordo com a Telefónica para vender a participação da Vivo por 7,5 mil milhões de euros e, ao mesmo tempo, entrar na operadora brasileira Oi com uma participação de 22,4 por cento, num investimento total de 3,7 mil milhões de euros.

A primeira parte do pagamento, correspondente a 4,5 mil milhões de euros, foi efectuado a 27 de Setembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados