Telefónica tem 9,1 mil milhões de crédito por utilizar - TVI

Telefónica tem 9,1 mil milhões de crédito por utilizar

Telefónica

Mesmo depois da recente compra da O2 e da participação da PT na Vivo, operadora espanhola tem dinheiro suficiente «para amortizar empréstimos com meses de antecipação»

Nem a recente compra da O2 e da participação da PT na Vivo abalou a situação financeira da Telefónica. A operadora espanhola continua com um «colchão» de 9.100 milhões de euros de crédito por utilizar apesar de ter ido recentemente às compras e da sua dívida de 48.412 milhões de euros.

«A Telefónica é o melhor exemplo de que uma dívida elevada não é sinónimo com ter problemas financeiros», escreve esta quarta-feira o jornal espanhol «Cinco Días», depois de ter feito as contas.

A operadora espanhola duplicou o seu passivo com a compra da operadora britânica O2 (26 mil milhões de euros), aumentando depois a dívida com os 7.500 milhões de euros pagos pela participação da PT na Vivo.

Mesmo assim, a «Telefónica dispõe de um colchão de 9.100 milhões de crédito por utilizar» que «até lhe dá para amortizar empréstimos com meses de antecipação».

Tudo apesar de a empresa estar entre as grandes operadoras do sector mais endividadas, com um passivo superior a 48 milhões de euros. A mais próxima é a Deutsche Telekom, com pouco mais de 46 milhões em dívida.

O mesmo jornal refere que a liquidez de linhas de crédito disponíveis (que registaram uma escalada de 2 mil milhões de euros no primeiro semestre) permitem à operadora poder continuar a olhar para eventuais aquisições adicionais sem ter de inquietar-se com o financiamento dos mercados.

A operadora preferiu não tirar proveito destes fundos e manter o «colchão» para o futuro, em vez de utilizá-los para pagar a conta da Vivo. A Telefónica vem assim comprovar que tinha recursos para o negócio com a PT, sem ter de recorrer ao mercado.
Continue a ler esta notícia