Telemóveis fazem mal... às abelhas - TVI

Telemóveis fazem mal... às abelhas

Abelhas

Investigadores indianos fizeram experiência com quatro colmeias e dois telemóveis. Abelhas produziram menos mel e rainhas puseram menos ovos

O alarme já está dado: o futuro das abelhas pode estar comprometido. E tudo por causa das radiações electromagnéticas dos telemóveis.



Nos EUA, há colmeias inteiras a morrer sem uma causa aparente. Os investigadores da Universidade de Punjab, na Índia, estudaram o problema: «O presente estudo sugere que o colapso da colmeia ocorre como resultado da exposição a radiações do telemóvel», cita o «The Telegraph».



Como experiência, os investigadores juntaram quatro colmeias a dois telemóveis de trabalho com a frequência 900 MHz. De Fevereiro a Abril foram programados 15 minutos de chamadas por dia, duas vezes por semana, perto de duas das colmeias.



Conclusão? Aquelas que estiveram sob o foco dos telemóveis produziram menos mel e as rainhas puseram menos ovos. Há quem culpe, antes, os pesticidas e as alterações climáticas para o fraco desempenho global verificado nesta espécie, nos últimos tempos.



Mas, embora a amostra seja pouco significativa, os cientistas acreditam que há cada vez mais provas de que os campos electromagnéticos dificultam a vida às abelhas. Será que os telemóveis podem mesmo matar?
Continue a ler esta notícia