Televisão: novo sistema de medição de audiências aplicado até final do ano - TVI

Televisão: novo sistema de medição de audiências aplicado até final do ano

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Este sábado, o sistema de medição de audiências falhou

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Um novo sistema de medição de audiências de televisão começará a ser aplicado até ao final do ano, estando ainda por decidir se o fornecedor dos estudos será escolhido por concurso público ou ajuste directo.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), Luís Mergulhão, adiantou que a entidade está «a concluir» o caderno de encargos tendo em vista a definição do novo sistema de audimetria e o perfil da amostra a utilizar.

«Até ao fim do ano o processo estará concluído e começará a fase de aplicação no terreno», afirmou o responsável, sublinhando que a implementação será sempre «gradual».

Luís Mergulhão lembrou que a CAEM está a preparar há cerca de dois anos a transição do sinal analógico de televisão para o digital, indo o novo sistema de medição de audiências ao encontro das mudanças na forma de consumir televisão e nos equipamentos de recepção.

«O perfil do consumidor de televisão mudou muito nos últimos anos, tendo havido também uma grande evolução ao nível dos equipamentos».

Segundo o presidente da CAEM, a forma de escolha do fornecedor não está ainda decidida, estando, por isso, em aberto o lançamento de um concurso público ou uma escolha directa.

«Não há necessariamente necessidade de mudar de fornecedor, mas também não há nenhum impedimento para que haja um concurso público. O que precisamos é de um novo tipo de amostra e de equipamentos».

O actual sistema de medição de audiências de televisão é fornecido pela Marktest.

A principal receita das televisões, a publicidade, é comprada pelos anunciantes tendo em conta os níveis de audiência.

Erro nas medições das audiências da TVI

Na sequência de uma queixa da TVI, a CAEM vai investigar o erro registado sábado na medição das audiências.

A TVI exigiu este domingo que seja feita uma auditoria urgente ao sistema de medição de audiências de televisão utilizado pela Marktest, alegando existirem falhas e falta de qualidade no serviço, depois de verificado um erro nos dados relativos a Sábado.
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